Conteúdo Principal
Publicado em: 29/05/2023 - 18h18 Atualizado em: 29/05/2023 - 19h35 Tags: Glaucoma, Prevenção, Palestra

TJPB alerta sobre riscos do Glaucoma com palestra direcionada à prevenção

Palestra foi realizada no Tribunal Pleno
Palestra foi realizada no Tribunal Pleno

O Brasil tem hoje 1,5 milhão de pessoas que sofrem com o glaucoma. No mundo são 80 milhões. Essa doença destaca-se como a segunda causa de cegueira irreversível, ficando atrás, apenas, da catarata. Os dados são de um levantamento feito em maio de 2022 no Ministério da Saúde, e divulgados durante a palestra: ‘Glaucoma: Impacto Social e Importância da Conscientização’, ministrada pela oftalmologista Ana Clara Oliveira, na tarde desta segunda-feira (29), no Tribunal de Justiça da Paraíba.

O evento ocorreu na Sala de Sessões do Pleno e fez parte da programação ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. O gestor da Comissão de Saúde dos Servidores e Magistrados do TJPB, desembargador João Batista Barbosa abriu a palestra, representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito da Silva.

Desembargador João Batista Barbosa abriu o evento
Desembargador João Batista Barbosa abriu o evento

Integrando a mesa de honra, o presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Justiça e coordenador da Infância e Juventude, desembargador Romero Marcelo da Fonseca, o qual destacou os trabalhos realizados pelo TJ, acompanhados pelo Conselho Nacional de Justiça, relativos à acessibilidade, à saúde de magistrados e servidores e a sustentabilidade. “Coisas que não se pensavam, há algum tempo atrás. Tudo isso, para que nós possamos ter uma vida melhor”, comentou.

A palestrante Ana Clara alertou que, por ser o glaucoma a principal causa de cegueira irreversível no mundo, é extremamente importante o evento, no sentido da conscientização e prevenção, tendo em vista o impacto que a doença traz, indo além do âmbito individual da pessoa acometida.

Desembargador Romero Marcelo da Fonseca
Desembargador Romero Marcelo

Ela destacou, ainda, que o glaucoma traz repercussões, inclusive, econômicas, devido ao custo com o tratamento, procedimentos para manter a doença estável, medicações custosas. Segundo pontuou, por ser uma enfermidade crônica, progressiva, que não tem cura e pode ocasionar diferentes graus de cegueiras no indivíduo, é significativo disseminar as informações preventivas.

“É muito importante estarmos trabalhando a prevenção. Tem muita gente que tem glaucoma e não sabe que apresenta a doença. Precisamos disseminar conhecimento para que as pessoas evitem complicações relacionadas à enfermidade. Pois, apesar de não ter cura, tem um tratamento em que mantém a estabilidade, a pressão intraocular e consegue preservar, efetivamente, a visão do paciente”, evidenciou a médica Ana Clara Oliveira.

Ainda de acordo com as informações proferidas na palestra, a oftamologista Ana Clara salientou que o diagnóstico é feito com avaliação oftalmológica e exames complementares, bem como, que o glaucoma pode acontecer em qualquer idade, desde o nascimento, que a doença é congênita, podendo o recém-nascido ser acometido, sendo ela mais prevalente, em pacientes acima do 40 a 60 anos.

Palestrante Ana Clara
Palestrante Ana Clara

O uso frequente de aparelhos eletrônicos também tem impacto no glaucoma, conforme explicou a palestrante, bem como, em outras doenças oftalmológicas e contribui para o ressecamento intenso dos olhos.

“Tudo isso, junto à doença, prejudica a visão do paciente. Quando nos expomos muito a aparelhos eletrônicos, piscamos menos, consequentemente, teremos embaçamento visual, dores de cabeça, diminuindo a atividade visual, sendo importante darmos um intervalo maior na utilização desses aparelhos”, frisou a médica Ana Clara.

O evento foi promovido pelo Núcleo Socioambiental do TJPB, com o apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário estadual e das Gerências de Qualidade de Vida (Gevid) e Apoio Operacional (Geapo).

Servidores do Tribunal assistiram a palestra
Servidores do Tribunal assistiram a palestra

Participaram da mesa solene, a coordenadora do Macrodesafio de Promoção da Sustentabilidade do Comitê Socioambiental, juíza Lua Yamaoka Mariz Maia, a gerente de Qualidade de Vida, Valéria Lúcia Beltrão, e a gerente de Pesquisa e Estatísticas do TJPB e coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental, Renata Grigório dos Anjos.

O que é - A doença causa uma pressão intraocular, provocando uma lesão no nervo ótico e consequentemente comprometendo a visão. Se não for tratada adequadamente pode levar à cegueira. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas. Primeiro o campo visual vai diminuindo até se tornar uma visão tubular e sem tratamento, o paciente pode ficar cego.

O glaucoma é um problema que não apresenta sintomas. A partir dos 40 anos de idade é necessário visitar o oftalmologista para olhar o nervo e medir a pressão interna do olho para saber se há indícios de desenvolvimento de um glaucoma. O procedimento é simples e indolor.

Por Lila Santos

 

 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611