Conteúdo Principal
Publicado em: 08/06/2017 - 12h22 Atualizado em: 08/06/2017 - 16h35

TJPB encerra participação na 1ª Semana Nacional de Arquivos

Cartaz ilustrativo da Exposição

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Acervo, encerrou, nesta quinta-feira (08), sua participação na “Semana Nacional dos Arquivos” com a Mostra “Preta Gertrudes”. Contou com a presença da presidente e vice da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAP), Régia Félix e Esmeralda Sales, respectivamente.

Para Régia Félix, a participação do Tribunal foi fundamental. “Pra nós foi muito importante contar com essa Mostra da história da Preta Gertrudes, que tem tudo a ver com arquivologia, como: arquivo, memória e patrimônio. Ser parceiro do TJ abrilhantou o evento”, disse.

A Gerente de Acervo do Tribunal, Talita dos Santos Rosa, disse que a exposição Preta Gertrudes, que estava no Fórum Cível, enriqueceu a Semana de Arquivos. “Todas as pessoas que vieram visitar a Mostra ficaram encantadas com a história da Preta Gertrudes e desse resgate feito pelo Tribunal de Justiça da Paraíba”, ressaltou.

A 1ª Semana Nacional de Arquivos começou na última segunda-feira (05), com o tema “Arquivos, Cultura e Patrimônio”. A iniciativa contou com ciclo de palestras e mesas redondas. Coube a professora Régia falar sobre a obra do artista plástico Clóvis Júnior

A Exposição ocorreu no Museu de Epitácio Pessoa, no TJPB

A Mesa Redonda “Arquivos, Cultura e Patrimônio” teve como mediador Luiz Eduardo. Esmeralda Sales falou acerca do “Panorama sobre os arquivos de João Pessoa” e Ramon Ferreira abordou o tema: “Plano Setorial de Arquivos do CNCP/Minc. Já Mirela Braga encerrou os trabalhos, falando sobre “Educação Patrimonial”.

Fomentado pelo Conselho Nacional de Política Cultural, o evento recebeu, também, a parceria de outras instituições como a Associação dos Arquivistas da Paraíba, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e a Universidade Federal da Paraíba.

Por Kubitschek Pinheiro
DICOM

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611