Conteúdo Principal
Publicado em: 30/07/2020 - 13h55 Atualizado em: 03/08/2020 - 10h51 Tags: DITEC, Programa de Formação no PJe do CNJ

TJPB participa de edição do Programa de Formação no PJe do CNJ desta sexta (31)

   

Integrantes das equipes da Gerência do PJe (GEPJE) e da Gerência de Sistemas (GESIS) do Tribunal de Justiça da Paraíba vão participar, nesta sexta-feira (31), do Programa de Formação para Automação Avançada no Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este será o décimo primeiro módulo da qualificação e terá como tema “PJe e Sinapses: utilização prática de modelos”, com destaque para a aplicação da inteligência artificial.

O Sinapses é uma plataforma para desenvolvimento e disponibilização de modelos de inteligência artificial (IA), que possibilita a entrega de exemplares em larga escala. Por isso, ele é comumente conhecido como Fábrica de Modelos de IA. Além de prover protótipos para serem utilizados no PJe nas diversas versões, a plataforma permite que cada tribunal construa suas próprias amostras, bem como compartilhe e utilize de outros tribunais.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB, José Teixeira de Carvalho Neto, a capacitação sobre o sinapses é bastante oportuna neste momento, por se tratar de uma solução de agregação de modelos de inteligência artificial ao PJe. “A inteligência artificial é o tópico da vez na tecnologia da informação. Tudo que se trabalha atualmente em tecnologia traz o viés de implementação da IA e, nada mais natural do que um sistema processual do tamanho do PJe começar a fazer uso desses recursos”, frisou.

Para o diretor da Ditec, o programa de formação do CNJ é de fundamental importância, tendo em vista que o PJe é o principal sistema utilizado não só pelo TJPB, mas por todo o sistema judiciário nacional. “Estas capacitações ampliam os horizontes de cada um dos tribunais que fazem uso do PJe e nos dão novas perspectivas sobre como o desenvolvimento pode ser realizado para melhorar a utilização e funcionamento do sistema, tendo em vista, sempre, a melhor prestação jurisdicional e a celeridade processual. Por ser um sistema nacional, isso acaba fortalecendo o trabalho cooperativo entre CNJ e todos os tribunais que utilizam a plataforma”, destacou.

Formação - O programa de capacitação já reuniu, desde abril, mais de 1,5 mil técnicos e magistrados de todo o país para aprimorar o uso das soluções do PJe, como a ferramenta de Business Process Management (BPM, em português, Gerenciamento de Processos de Negócio). Ele ainda estimula desenvolvedores de tecnologia dos tribunais a utilizarem, de maneira criativa, as ferramentas para melhorarem a plataforma digital de tramitação de processos.

Na primeira edição de agosto, no dia 7, o Programa de Formação traz o tema “Utilizando robôs no PJe”, com a demonstração prática da ferramenta de automatização para acelerar o trâmite processual. Na semana seguinte, no dia 14, a qualificação será sobre a “Integração com SEEU e BNMP”.


Por Celina Modesto / Gecom-TJPB, com informações da Agência CNJ Notícias

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611