Conteúdo Principal
Publicado em: 14/06/2024 - 12h35 Atualizado em: 14/06/2024 - 12h55 Tags: pesquisa; nacional; gestão; tribunais de justiça

Tribunais vão participar de pesquisa para formular metas do Poder Judiciário

-
As respostas à pesquisa podem ser feitas via internet

Nesta segunda-feira (17) tem início a pesquisa ‘Gestão Participativa, juntos por uma Justiça ainda melhor!’. O propósito é formular as metas nacionais do Poder Judiciário, que representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade um serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade.

A consulta é voltada para a melhoria da gestão dos tribunais, é anual e vai até 2 de julho. Nesta sétima edição, todos os tribunais estaduais do Brasil devem participar. A pesquisa foi instituída pela Portaria nº 138/2013, e posteriormente pela Portaria nº 59/2019, ambas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para participar basta clicar no link http://www5.tjba.jus.br/gestaoparticipativa/

A participação na elaboração das metas nacionais é crucial para assegurar que essas metas sejam realistas, relevantes e eficazes. Esse processo participativo não só fortalece o engajamento e a motivação dos envolvidos, mas também promove um ambiente de transparência, democracia e melhoria contínua no sistema judiciário”, comentou a gerente de Pesquisa e Estatística do Tribunal de Justiça da Paraíba, Renata Grigório.

O público-alvo da pesquisa são os integrantes do quadro funcional dos tribunais de justiça estaduais, da magistratura, advocacia, Ministério Público e Defensoria Pública. Ao preencher o formulário, as pessoas poderão indicar quais metas estipuladas para 2025 devem continuar para o ano seguinte. A consulta foi desenvolvida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, sendo conduzida pela Rede Nacional de Governança Colaborativa, formada pelos tribunais de Justiça estaduais de todo o país.

Sexênio - A pesquisa de metas também é uma ação participativa preconizada pela Resolução nº 325/2020 do CNJ, que dispõem sobre a Estratégia para o sexênio 2021-2026 e que visa conhecer a opinião dos usuários da Justiça sobre diferentes aspectos, como atendimento, audiências e instalações físicas, a fim de identificar oportunidades de melhorias na oferta de nossos serviços à população.

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611