Conteúdo Principal
Publicado em: 27/05/2014 - 15h02 Atualizado em: 27/05/2014 - 15h48 Tags: ADMEletrônico

Tribunal de Justiça moderniza atividades e adota novo sistema virtual de processos administrativos

 

Uma nova ferramenta para a tramitação de processos administrativos de forma eletrônica, no âmbito do Poder Judiciário do Estado, começou a ser implantada, de forma gradual, a partir desta segunda-feira (26), pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB. Denominado ADMEletrônico, o novo sistema será utilizado, no primeiro momento, para requisições de adicional de qualificação, auxílio natalidade, indicação de substituto e outras solicitações administrativas.

A determinação consta no Ato da Presidência nº 46, publicado no Diário da Justiça Eletrônico. O diretor de Tecnologia de Informação, Ney Robson, contou que a partir de um levantamento, foram catalogadas as maiores demandas administrativas protocoladas no TJPB, como diárias, adicionais, gozo de férias, licenças. “O ADMEletrônico começou a ser implantado nos tipos de processos mais protocolados no Tribunal e, aos poucos, vamos incorporando todos”, revelou.

O diretor afirma que está implantação gradual é importante para avaliação da metodologia e para a verificação dos gargalos, caso existam.

Entre as vantagens do sistema, Ney Robson destaca a linguagem mais moderna, economia de papel e celeridade. “A antiga ferramenta estava defasada. Com este sistema, haverá até o aumento da eficiência do servidor, que não precisará fazer juntada de documentos num processo físico. Será mais fácil localizar o feito, bastando informações mínimas como nome do requerente e assunto”, defendeu.

Devido à integração do ADMEletrônico com os sistemas que já existem, as requisições serão feitas da mesma forma, mas já serão protocoladas no ADMEletrônico. O servidor poderá, através de login e senha, realizar a consulta do processo.

Ney Robson disse também que, posteriormente, serão disponibilizados manuais para que os servidores tenham acesso ao manuseio do sistema. “É muito simples. Mas vamos realizar treinamentos em setores específicos, onde os processos tramitam, como a Diretoria Especial, de Gestão de Pessoas, de Processo Administrativo, de Economia e Finanças”.

O diretor espera implantar, até o final do ano, 90% dos processos no ADMEletrônico. “É uma forma de tornar mais eficiente a gestão do processo eletrônico administrativo no Tribunal de Justiça”, avalia.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711