Tribunal de Justiça presta homenagem ao juiz Walter Rabelo Pessoa da Costa
O Poder Judiciário da Paraíba vai homenagear o juiz Walter Rabelo Pessoa da Costa, no ano do seu centenário. Para isso, o Pleno do Tribunal de Justiça aprovou, nesta quarta-feira (4), à unanimidade, a Resolução de nº 10 que denomina o prédio sede do Juizado Especial Misto de Cabedelo com o nome do magistrado falecido.
Ao justificar a distinção ao magistrado, o TJPB observa na Resolução nº 10: “A homenagem ao doutor Walter Pessoa da Costa representa o reconhecimento ao magistrado, professor e desportista, cujo legado se constitui no melhor testemunho de uma vida exemplar, transmitida nas diversas e variadas atividades desenvolvidas ao longo dos anos, na família, no trabalho, no ensino, na sociedade, com determinação, responsabilidade e firmeza”.
Nascido na Capital do Estado da Paraíba, em 19 de setembro de 1915, Walter Rabelo Pessoa da Costa era filho de Pedro Lopes da Costa e Ana Batista Rabelo Pessoa da Costa. Na Paraíba concluiu o Curso de Humanidades e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou Direito. Também foi aprovado e integrou a primeira turma de professores de Educação Física pela Escola Nacional.
Ao retornar à Paraíba, lecionou no Instituto de Educação e no Lyceu Paraibano. Exerceu a advocacia e ingressou na magistratura na Comarca de Antenor Navarro, no dia 31 de outubro de 1960. Depois, foi removido para Comarca de Sapé, área envolvida em conflitos de terra entre proprietários rurais e camponeses.
Em 1969, Walter Pessoa da Costa foi removido para a Comarca de Cabedelo, onde identificou-se com os problemas da cidade. Ao lado do então promotor de Justiça Júlio Aurélio Moreira Coutinho, empenhou-se em criar uma Escola do Juizado de Menores, para orientar as crianças, preparando-as para um futuro promissor. Por fim, o magistrado foi promovido para a 6ª Vara Cível de João Pessoa, onde exerceu o mister até sua aposentadoria.
Walter Pessoa da Costa foi casado com a senhora Alice Belo Rabelo Pessoa da Costa, com quem teve quatro filhos: Walmor, Maria Walnia, Walber, Walnice e Walder. Ele faleceu no dia 5 de maio de 2007.
Por Eloise Elane




