TV Justiça exibe reportagem do TJPB sobre ações nos manicômios judiciais
A TV Justiça exibiu no Jornal da Justiça 1ª edição, nessa quinta-feira (4), uma reportagem produzida pela Asssessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba sobre o planejamento das ações em relação ao tratamento de pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei.
A matéria trata de uma reunião de trabalho que foi realizada no TJPB, no dia 28 de junho, com a participação de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), momento em que foi colocado na mesa de debates os atores responsáveis pelo tratamento de pessoas com transtornos mentais que se encontram em conflito com a lei no Estado.
Na ocasião, fizeram um diagnóstico das problemáticas existentes, principalmente, relacionadas à transformação de uma ótica, que, antes, era voltada para a penalização e, hoje, para o tratamento como preconiza a nova legislação do País. Um dos encaminhamentos foi a formalização de um grupo de trabalho com o objetivo de repensar a atual politica dos manicômios.
Segundo a representante do CNJ, Ana Pereira, as experiências exitosas em outros Estados podem ser aplicadas, também, na Paraíba, a exemplo do que acontece no Piauí, onde o tratamento das pessoas nessas condições é feito via atendimento psicossocial. Ela informou, ainda, que já foram feitas visitas ao Hospital Juliano Moreira e à Penitenciária de Psiquiatria Forense, ambos em João Pessoa.
Para assistir ao vídeo, clique na palavra manicômio.
Por Gabriella Guedes




