Conteúdo Principal
Publicado em: 16/04/2021 - 15h53 Atualizado em: 16/04/2021 - 16h12 Tags: DITEC, Em Dia com a Ditec, Política de Segurança da Informação

Webinário do TJPB sobre Política de Segurança da Informação reúne mais de 170 participantes

O Webinário ‘Aspectos práticos da Política de Segurança da Informação (PSI) do Tribunal de Justiça da Paraíba’, foi o tema tratado, na manhã desta sexta-feira (16), dentro do Projeto ‘Em Dia com a Ditec’, com mais de 170 participantes. O evento ocorreu por meio da plataforma Zoom e com transmissão via Youtube. A explanação do tema foi feita pelo coordenador de Segurança da Informação e analista judiciário da área de Infraestrutura do TJPB, Francisco dos Santos Magalhaes, com mediação do juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Euler Jansen, e participação do diretor da Ditec do Tribunal, Ney Robson.

O palestrante do Webinário atua no Tribunal com atribuição de propor soluções de antivírus, firewall, detecção de instrução, controle de acesso à Internet e AntiSpam, além de auditar e monitorar o cumprimento da PSI. Ele disse que sua apresentação sobre Segurança da Informação abordou, basicamente, os requisitos para senhas seguras na rede TJPB; uso adequado do e-mail institucional do Tribunal; boas práticas de Segurança da Informação, como solicitar permissão de acesso a recursos de TI no Tribunal de Justiça da Paraíba.

“Ainda tratamos do direito de acesso as quotas de armazenamento de dados na rede do Tribunal e responsabilidades dos usuários com relação ao uso adequado dos recursos de tecnologia da informação do Poder Judiciário estadual e a importância de seguir a política de segurança”, acrescentou Francisco dos Santos Magalhaes.

Segundo o mediador do webinário, a segurança da informação é tão importante que deveria ser ensinada desde o ensino fundamental. “Hoje, qualquer pessoa que use computador ou um smartphone deve ter certos conhecimentos para evitar perdas pessoais, compartilhamento indevidos de informações pessoais e profissionais”, enfatizou Euler Jansen. O juiz disse, ainda, que a ideia da atual gestão do TJPB é dar essa instrução. “Com isso, a segurança do próprio Tribunal de Justiça estará garantida, seguindo a frase ‘nenhuma corrente pode ser mais forte que seu elo mais fraco’", pontuou.

O diretor da Ditec-TJPB informou que essa ação tem o objetivo de levar ao conhecimento dos usuários (magistrados e servidores) os recursos de tecnologia disponibilizados pelo TJPB e as medidas que visam mitigar incidentes de segurança da informação que causem impactos na continuidade da prestação jurisdicional. “Podemos citar como exemplo o incidente ocorrido no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ano passado, onde todos os sistemas processuais foram afetados, deixando aquela Corte impedida de tramitar e julgar os processos”, lembrou Ney Robson.

A Política de Segurança da Informação foi reformulada pela Resolução nº 28/2020 e tem em seu conteúdo o conjunto de diretrizes, normas, procedimentos e políticas auxiliares que regulamentam o uso adequado dos recursos de tecnologia da informação do TJPB. A regulamentação melhora e preserva os níveis de segurança da informação, a fim de evitar incidentes que possam violar a privacidade dos usuários, interrupções de serviços essenciais, perda de dados institucionais, destruição ou perda de recursos computacionais e roubo de propriedade intelectual.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611