Conteúdo Principal

ECODicas

No dia 05 de junho comemoramos o dia nacional do meio ambiente estimulando cada integrante dessa família judiciária a realizar de modo consciente atitudes sustentáveis, como: plantar e cuidar de uma árvore, separar seu lixo, reduzir o uso de descartáveis, imprimir frente e verso, reduzir o consumo de papel, manter as lâmpadas ligadas apenas o necessário, etc.

Vejas essas dicas:

  • Você pode participar da redução da poluição do ar dando preferência a produtos regionais, fortalecendo a economia local e evitando a emissão de gases tóxicos causadores de patologias e do aquecimento global devido ao transporte utilizado para longas distâncias.
  • Fique atento aos vazamentos, evite desperdício de água reduzindo a conta no final do mês. Reutilize água da máquina de lavar, lavando áreas externas ou a água que lavar os pratos aguando as plantas e ainda dê preferência a equipamento que reduza o consumo de água (seu bolso agradece).
  • Desligue ou desconecte a tomada de equipamentos, quando não estiver utilizando-os, você economiza em média 12% do consumo doméstico de energia elétrica.
  • Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas fluorescentes, você economiza em média 60% no consumo; evita a emissão de possivelmente 136kg de gás carbônico por ano; diminui o número de substituições, pois a fluorescente tem maior vida útil.
  • Separe seu lixo, para destinação correta dos resíduos, com isso, você possibilita a reciclagem de materiais; evita a degradação do meio ambiente, economizando matérias-primas para fabricação de novos produtos; auxilia o fortalecimento econômico de cooperativas de reciclagem, contribuindo para melhoria de vida dos catadores; contribui para o aumento de vida útil dos aterros sanitários, evitando que produtos recicláveis sejam destinados incorretamente.
  • Prefira pen-drive para armazenar as informações que necessitar em lugar dos CDs e DVD’s, pois possuem muito espaço e memória e, ainda, têm a vantagem de serem infinitamente reutilizáveis.
  • Reaproveite (adote) seus copos plásticos ou leve garrafinhas para o trabalho.
  • Usar folhas de rascunho para imprimir as pautas de audiência do dia.

Estamos recebendo sugestões e boas práticas sustentáveis as quais farão parte da cartilha de ECODicas do Programa de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Caso queira participar, entra em contato através do Fale Conosco.