Juiz do TJPB é um dos palestrantes do Simpósio ‘Precisamos Falar sobre Violência Escolar’
O juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, do Tribunal de Justiça da Paraíba, Adhailton Lacet Correia Porto, será um dos palestrantes do Simpósio Interdisciplinar sobre Violências ‘Precisamos Falar sobre Violência Escolar’. O evento será nesta quinta-feira (15), a partir das 18h, no Auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também fazem parte do Simpósio, como convidado e convidada, a juíza da 28ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas, Maria Lúcia de Fátima Pirauá, e o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Delamar José Volpato Dutra.
Para participar do evento, os interessados devem acessar o endereço http://bit.ly/riev e realizar sua inscrição de forma gratuita. Ao final, os participantes terão direito a um certificado de 10h/aula. O magistrado do TJPB vai fazer parte da Mesa Redonda ‘Vulnerabilidade na Infância e Adolescência: O lugar da educação nas ações de intervenção’.
A Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (Riev), responsável por promover o Simpósio, vem desenvolvendo, desde 2017, investigações interdisciplinares sobre violências e violações aos direitos humanos, em contextos nacionais e internacionais. O Simpósio Interdisciplinar sobre Violências tem como objetivo problematizar o fenômeno da violência e possíveis respostas aos atos violentos que tem ocorrido em ambientes macro e micro sociais, políticos e econômicos atuais, com foco na educação.
Durante a programação, serão abordados temas como fundamentação e aplicação de direitos humanos, pesquisas sobre violências e educação; desafios para o combate à violência em espaço escolar; faces da violência na escola e bullying; e o papel da escola diante das vulnerabilidades na infância e adolescência.
Além da UFPB, fazem parte da Riev a Universidade de València e Instituto Universitário de Creatividad e Innovaciones Educativas (Espanha), universidades federais de Santa Catarina, Alagoas e de Santa Maria, como ainda a Universidade Estadual de Londrina, Fundação de Apoio à Diversidade de Alagoas e o Colégio Marista Pio X – João Pessoa-PB.
Por Fernando Patriota