Conteúdo Principal
Publicado em: 02/05/2013 - 14h42

Poder Judiciário levará em conta tripé de sustentabilidade na hora de adquirir bens de consumo

Ato da Presidência do Tribunal de Justiça determinando a observância do tripé básico de sustentabilidade na aquisição de bens materiais de consumo para o Poder Judiciário será assinado na tarde desta quinta-feira (02), pela presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. O tripé “ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável” norteará as aquisições.

A assinatura do Ato nº 20/2013 ocorrerá durante o lançamento oficial da Campanha de Sustentabilidade, às 17 h, no auditório do Fórum Cível de João Pessoa. O evento contará
com várias atividades, dentre elas, a apresentação da banda de percussão da Emlur, “Baticumlata” , e a entrega dos troféus para os ganhadores do slogan e mascote da campanha.

“Sustentabilidade: a Justiça abraça essa ideia”, é o slogan da campanha, que será ilustrada e animada com a figura do mascote “TJeco“.

A proposta é conscientizar servidores, magistrados e operadores do Direito sobre a necessidade da coleta seletiva do lixo, que será encaminhado para reciclagem, segundo informou o coordenador da campanha, o juiz Carlos Eduardo Lisboa.

O magistrado adiantou que em um segundo momento será posto em prática novas diretrizes de sustentabilidade, a exemplo da implantação de um sistema de energia solar nos prédios do Judiciário e a utilização das águas do subsolo.

“A adoção de políticas públicas visando à formação e recuperação de um ambiente ecologicamente equilibrado foi uma das iniciativas da atual mesa diretora do Tribunal de Justiça, nos primeiros 100 dias de administração”, ressaltou Carlos Lisboa.

Ações – No último dia 26, foi realizado um treinamento sobre coleta, reutilização e reciclagem de lixo, na sede do TJPB, com funcionários que atuam na área de limpeza do Tribunal. O juiz Carlos Lisboa disse que o treinamento foi importante porque durante a Campanha de Sustentabilidade serão instalados nos prédios do Poder Judiciário coletores de resíduos específicos, para que sejam reciclados, de acordo com as utilidades de cada um.

A Comissão Permanente de Planejamento Ambiental e Sustentabilidade, que coordena o projeto, pretende expandir a campanha para outras unidades da Justiça, nas diversas comarcas do Estado. E, uma vez consolidada a campanha, a ideia será levada aos municípios, ao governo do Estado e a toda sociedade através de parcerias.

Gecom – Valter Nogueira

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611