Conteúdo Principal

Acessibilidade

Esta página descreve os recursos de acessibilidade presentes no Portal do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Barra de acessibilidade

No topo de todas as páginas, há uma barra com os principais recursos de acessibilidade disponíveis aos usuários. Esta barra pode ser acessada por meio do mouse ou pelo teclado.

Navegação pelo teclado

A navegação pelos links do portal, através do teclado, é feita normalmente pela tecla TAB (próximo link) e Shift + TAB (link anterior). Os links que recebem o foco são facilmente identificados por uma borda pontilhada ao redor do mesmo.

Atalhos

O primeiro item da barra de acessibilidade é um atalho para pular os menus e ir direto para o conteúdo da página [1]. O segundo item da barra de acessibilidade é uma lista de atalhos para as principais seções da página. São elas:

  • Menu principal [2]
  • Pesquisa [3]
  • Rodapé [4]

Cada um dos atalhos possui uma tecla de atalho, apresentada entre colchetes. Para acionar o atalho, o usuário deve utilizar a combinação de teclas determinada pelo seu navegador para teclas de atalhos. Por exemplo, no Google Chrome ou Internet Explorer é utilizada a combinação ALT + [tecla correspondente]. Nesse caso, para ir direto para o campo de pesquisa, basta apertar ALT + 5.

Alterar tamanho de fonte

Na barra de acessibilidade há 3 links para, respectivamente, aumentar a fonte do site [A], retornar ao tamanho normal [N] ou diminuir o tamanho da fonte [D]. Note que, nem todos os elementos e textos da página podem ter seu tamanho alterado, por questões de integridade visual. Nesses casos, recomendamos a utilização do recurso de zoom do navegador.

Alto contraste [C]

Esta opção ativa uma versão da página com alto contraste de cores, com fundo escuro e letras claras, possibilitando uma melhor leitura para pessoas com dificuldades de visão em fundos brancos.