Conteúdo Principal
Publicado em: 24/02/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Presidente do TJ visita meios de comunicação e apresenta propostas para modernizar a Justiça da Paraíba

“Uma visita de contesia para apresentar aos órgãos de comunicação os projetos de modernização do Tribunal de Justiça voltados para os interesses da sociedade, com os objetivos claros de melhorar a prestação jurisdicional na Paraíba” . Foi com essa declaração que o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos resumiu as visitas que fez nessa quinta-feira (24), aos principais sistemas de comunicação do Estado. Ele esteve acompanhado do diretor de Informação Institucional, Itapuan Botto e gerente de comunicação, Genésio Sousa.

 “A imprensa tem uma grande responsabilidade que é esclarecer a opinião pública, informar e transformar a sociedade de forma democrática, por isso acho muito importante ampliar essa parceria em favor dos interesses públicos”, observou o magistrado ao revelar suas impressões em relação ao trabalho dos órgãos de comunicação. O desembargador visitou os Diários Associados, Sistema Correio de Comunicação, Sistema Paraíba de Comunicação, Grupo Tambaú, Sistema Arapuan e Grupo Master.

 O processo de virtualização, a criação de duas varas especializadas para as questões de violência doméstica contra a mulher, o incentivo à conciliação e o aperfeiçoamento da estrutura do Poder Judiciário com a implantação da nova Lei de Organização Judiciária foram algumas das metas prioritárias que o desembargador fez questão de levar ao conhecimento da imprensa. São ações que ao longo de sua gestão serão implantadas.

 “Tenho certeza que até o final de minha gestão a Justiça Comum em nosso Estado estará completamente virtualizada”, previu o desembargador, já adiantando que as primeiras cinco varas pilotos, completamente virtualizadas, começam a funcionar a partir do mês de junho, conforme o cronograma que vem sendo organizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB.

 O desembargador Lincoln informou que na Paraíba tramitam nas varas e nos juizados especiais da primeira instância em torno de 400 mil processos para um contingente de aproximadamente 200 juízes. “É preciso virtualizar, mas também aumentar o número de juízes e oferecer mais condições de trabalho para os servidores. Com certeza o atendimento ao público, ou seja, a satisfação em relação aos serviços da Justiça irão melhorar”, reiterou o presidente.

 Em  todas as visitas que fez o desembargador recebeu apoio dos dirigentes da imprensa paraibana e a manifestação de poder contribuir com a melhoria dos serviços, principalmente no que diz respeito à redução da morosidade na prestação jurisdicional, questão que o desembargador fez questão de esclarecer e citar alguns empecílios que dificultam o trabalho da Justiça, destacando a quantidade excessiva de recursos protelatórios na legislação brasileira.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611