Conteúdo Principal
Publicado em: 02/05/2022 - 20h23 Atualizado em: 02/05/2022 - 23h03 Tags: Avaliação, Planejamento Estratégico

Comissão de Gestão Estratégica analisa evolução do desempenho do TJPB

Reunião de avaliação dos projetos estratégicos
Reunião de avaliação dos projetos estratégicos

Os projetos estratégicos, concluídos, no ano de 2021, os iniciados este ano, e que estão em andamento, que integram o Planejamento Estratégico (2021/2026) do Tribunal de Justiça da Paraíba, foram analisados durante a 5ª Reunião de Avaliação da Estratégia, ocorrida, por meio virtual, na tarde desta segunda-feira (02). Na ocasião, foram apresentados os indicadores da evolução do Poder Judiciário estadual em cada área de atuação do que foi planejado. Os percentuais estão disponíveis no site do TJPB, dentro da página do Planejamento Estratégico, na aba “indicadores estratégicos”, podendo ser acessados por meio do link https://www.tjpb.jus.br/planejamento-estrategico/indicadores-estrategicos.

O encontro de trabalho, organizado pela Comissão de Gestão Estratégica do Tribunal, contou com a participação do Presidente do Tribunal de Justiça paraibano, Desembargador Saulo Benevides, o qual abriu a reunião dando as boas-vindas aos participantes, agradecendo o empenho e envolvimento de todos, magistrados e magistradas coordenadores dos respectivos macrodesafios, bem como, servidores.

O chefe do Poder Judiciário estadual ressaltou, igualmente, a importância do desenvolvimento dos projetos estratégicos para o sucesso da gestão, salientando a evolução e modernidade do Judiciário, citando algumas ações que estão sendo empreendidas em sua administração, a exemplo dos estudos para a criação de uma unidade judiciária com competência específica para julgar processos envolvendo organizações criminosas, com o objetivo de combater a corrupção e a improbidade administrativa.

O Desembargador Saulo Benevides comentou, ainda, sobre os investimentos em obras em diversos Fóruns da Paraíba, citando o trabalho que está sendo realizado para a construção do Fórum de Picuí, que servirá como comarca modelo de sustentabilidade, além de salientar a questão da violência contra a mulher, observando a relevância da participação de mulheres nos quadros da Justiça estadual.

“Para que a sociedade entenda a importância do Judiciário, tem que mostrar a sua cara, ser participativo. Nós juízes temos que dar nossa contribuição”, disse o Desembargador-Presidente do Tribunal de Justiça, Saulo Benevides.

O Desembargador João Benedito destacou que “O planejamento que está sendo realizado indica um norte no caminho da administração da Justiça. O trabalho representa o êxito. Unindo esforços é possível alcançar o desiderato de uma Justiça moderna. Justiça de todos, para todos”, pontuou.

A gerente de Estratégias, Carol Leal, apresentou os projetos estratégicos já concluídos, cujos coordenadores, e em alguns casos seus representantes, expuseram as ações realizadas para chegar à conclusão.

Foram: Ampliação dos índices de capacitação de magistrados e servidores, (juiz Gustavo Lyra); Aperfeiçoar o PJE para os processos criminais (juiz Rodrigo Marques); Desenvolvimento de Curso de Gestão (juiz Fábio Brito); Educação para sustentabilidade: agir sustentável (juíza Ana Amélia Alecrim); Formatação de setor especializado no tratamento de custas processuais finais (juíza Andrea Dantas); Institucionalizar a Gestão do Conteúdo do Portal - acessibilidade digital e outras providências (gerente Ana Caroline Leal); Monitoramento da repetitividade (magistrado Leonardo Sousa); Pesquisa de Avaliação sobre o Poder Judiciário da Paraíba (juíza Maria Aparecida Sarmento) e Redução do tempo médio de tramitação dos processos de improbidade (Jaílson Suassuna).

“Como é essencial o planejamento estratégico e a necessidade de se trabalhar por iniciativas para a eficácia e qualidade dos serviços prestados pelo Poder Judiciário paraibano. O uso de indicadores de desempenho é uma poderosa ferramenta de gestão, pois dentre os seus benefícios, está a transparência na divulgação de resultados e interesses”, enfatizou Carol Leal.

Ela complementou, igualmente, que o Mapa Estratégico do TJPB, disciplinado pela Resolução 35/2020, está no site do Tribunal e que já se organiza a elaboração do plano da futura gestão. “Lembrando, sempre, de alinhar todos os projetos ao planejamento estratégico vigente”, frisou.

Também participaram juízes auxiliares da Presidência, Euler Jansen, Giovanni Porto e Rodrigo Marques, os juízes-corregedores, Fábio Araújo e Maria Aparecida Gadelha, magistrados, coordenadores de projetos, diretores e a gerente de Pesquisa e Estatística do Tribunal, Renata Grigório.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611