Conteúdo Principal
Publicado em: 25/04/2013 - 20h49 Atualizado em: 25/04/2013 - 20h52

Projeto Qualidade de Vida em Ação atua na prevenção de doenças em servidores e magistrados

Mais de 30 servidores e magistrados do Fórum Criminal Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, em João Pessoa, receberam na tarde desta quinta-feira (25) diversos tratamentos que contribuem para prevenção de doenças relacionadas ao Dort e LER. Essa iniciativa faz do projeto “Qualidade de Vida em Ação”, incluído em um programa mais amplo, denominado “Vida e Saúde”.

O programa Vida e Saúde, idealizado pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, é executado pela Gerência de Qualidade de Vida, da Diretoria de Gestão de Pessoas.

O projeto consiste em atender os servidores do Judiciário estadual nos locais de trabalho com serviços de Quick Massage, auriculoterapia, osteopatia, eletropatia, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia. A primeira unidade atendida foi o Fórum Cível Desembargador Mario Moacyr Porto, no dia 8 de março.

Conforme a fisioterapeuta Valéria Beltrão, além dos serviços prestados, a equipe médica multidisciplinar fornece orientações sobre postura e consciência corporal. “Nós vamos em cada Fórum, pois o servidor está muito exposto às doenças osteomioarticulares. Queremos levar maior qualidade de vida a esse público, atuar na prevenção dessas doenças e minimizar o stress do trabalho”, ressaltou.

Lesões osteomioaticulares são aquelas que comprometem os ossos (osteo), os músculos (mio) e as articulações (articulares). Elas ocorrem devido ao esforço repetitivo ou traumas.

Para o diretor do Fórum Criminal, juiz Geraldo Emílio Porto, isso demonstra a preocupação da atual gestão com o bem estar dos servidores e magistrados. “Não é só trabalho. A gente tem que se preocupar com a saúde de todos para melhorar a prestação do serviço à sociedade”, afirmou.

O projeto será levado às demais comarcas do Estado, conforme solicitações enviadas pelos diretores dos Fóruns à Gerência de Qualidade de Vida, via malote digital. “A partir da demanda vinda do interior, vamos elaborar um calendário para cumprir todos os pedidos”, esclareceu a fisioterapeuta Valéria Beltrão, que é a responsável pelo agendamento.

Hipertensão – Nesta sexta-feira (26), o programa Vida e Saúde vai evidenciar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, realizando aferições de pressão arterial no prédio do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Gecom - Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611