Conteúdo Principal
Publicado em: 25/04/2018 - 18h33 Comarca: Santa Rita

Projeto Qualidade de Vida atende servidores e magistrados do Fórum da Comarca de Santa Rita

O Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante do Tribunal de Justiça da Paraíba, que promove a Semana de Saúde Preventiva nas unidades judiciárias do Estado, atendeu, nesta quarta-feira (25), os servidores e magistrados do Fórum da Comarca de Santa Rita. Este foi o terceiro dia de ação da equipe multidisciplinar da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) naquela Comarca, que, amanhã, segue para o Juizado da Infância e Juventude de João Pessoa.

Conforme a gerente da Gevid, fisioterapeuta e acupunturista Valéria Beltrão, o Projeto exite com a finalidade principal de incentivar a realização de exames preventivos periódicos, e proporcionar aos servidores do Judiciário estadual um momento de cuidados com a saúde. A segunda etapa do Projeto em 2018, tem um cronograma com sete visitas agendadas em unidades judiciárias da Capital e Região Metropolitana.

A equipe é composta por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e psicóloga. Entre os serviços oferecidos estão aferição de pressão e glicose, auriculoterapia, atendimento psicológico, orientação postural e organização do ambiente de trabalho, com foco na prevenção de doenças relacionadas à atividade laboral.

Nesta quarta-feira, as pessoas atendidas no Fórum Juiz João Navarro Filho tiveram a oportunidade de passar por uma sessão de auriculoterapia, procedimento da medicina tradicional chinesa, que consiste no estímulo sobre a superfície da orelha, ligada a todo o corpo, para tratar problemas de saúde física, mental ou emocional. Segundo Valéria Beltrão, a aceitação da técnica tem aumentado.

“A maior queixa das pessoas que participam é, sem dúvida, o estresse. Depois, tem questões como insônia, problemas estomacais, no fígado, e outras patologias, que a própria medicina tradicional chinesa pode auxiliar no tratamento, com a auriculoterapia.”, afirmou a gerente de Qualidade de Vida do TJPB.

Ela elencou, ainda, quais as principais orientações dadas pela equipe, na preocupação com as doenças relacionadas ao trabalho. “Orientamos à educação postural; organização do ambiente de trabalho, que é muito importante; indicamos que as pessoas realizem algum hobby, quando possível, para tirar o foco exclusivamente da sobrecarga de trabalho; beber muita água; dormir, aproximadamente, 8h por dia; e tentar relaxar para evitar o estresse. Sabemos que é difícil, mas, com a psicóloga, passamos algumas técnicas para amenizar esse problema”, explicou.

A técnica judiciária Januária de Queiroz Porto, que atendeu os servidores e magistrados prestando encaminhamentos e esclarecimentos sobre os exames preventivos, afirmou que a adesão ao Projeto tem sido satisfatória. “Nosso trabalho é conscientizar as pessoas sobre a importância desses exames, tentamos plantar a sementinha do cuidado preventivo. E, temos percebido a presença marcante, uma boa aderência. Eles estão gostando e elogiando o serviço. Em 2018, esse é o nosso segundo encontro em Santa Rita, oportunidade em que aqueles que participaram da primeira etapa puderam retornar”, relatou.

Idalécio Alefy, que é advogado e trabalha na Defensoria Pública, buscou o atendimento do Qualidade de Vida em Ação Itinerante, nesta quarta-feira (25), e reconheceu a importância do Projeto. “Como trabalhamos nessa área de atendimento ao público e tem envolvimento com muitas pessoas, isso sobrecarrega um pouco. E, fica difícil de ir buscar um serviço fora, então, esses profissionais vindo até aqui trazem um bem-estar. É um atendimento diferenciado, que permite a gente relaxar, mesmo estando no ambiente de trabalho. Ajuda para que possamos trabalhar mais dedicados e tranquilos”, declarou.

Por Marília Araújo (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611