Conteúdo Principal
Publicado em: 06/03/2020 - 14h28 Atualizado em: 06/03/2020 - 14h30 Comarca: Patos

Semana da Mulher no Fórum de Patos é realizada com grande participação do público

Plantio de mudas, palestras, exposições de trabalhos, rodas de conversas e uma Santa Missa foram atividades que marcaram a Semana da Mulher no Fórum Miguel Sátyro, na Comarca de Patos. De segunda (2) a sexta-feira (6), servidores, magistrados e o público em geral puderam aproveitar a programação elaborada pela Diretoria da unidade judiciária, que tem a frente a juíza Joscileide Lira.

A magistrada disse que em cada dia do evento houve um plantio de muda diferente. “Começamos pela Flor do Deserto, por ser sinônimo de fortaleza e resistência, mesmo em situações desfavoráveis ao seu desenvolvimento, assim como as mulheres”, comparou a diretora. No segundo dia de atividades, foi plantado o Jasmin Bogari, muito usado na produção de perfumes. No terceiro dia, houve o plantio coletivo da muda do Lírio Laranja, que, segundo a juíza, traz semelhança com a mulher pela admiração e fascínio que provoca nos que o contemplam. Já no quarto dia foi plantado o Flamboyant, considerada uma das árvores mais bela do mundo. 

Já as palestras marcaram a participação feminina em instituições como a Polícia Militar. Com o tema “Mulher na PM: 29 anos de desafios e conquistas”, a subtenente Valkiria Oliveira Félix discorreu sobre sua própria história de superação e das mulheres que, desde 1987, fazem parte da Polícia Militar da Paraíba, uma organização vista como eminentemente masculina. “A presença feminina na força policial da Paraíba é motivo de muito orgulho para essa organização”, ressaltou.

Outra palestra inspiradora foi “Ser muitas para ser completa: os desafios de ser mulher no século XXI”, com a médica dermatologista Marcília Lopes. Ela abordou a luta que todas as mulheres travam para conseguir igualdade de direito e de voz em um mercado de trabalho ainda dominado por concepções machistas. “Há uma cobrança excessiva imposta às mulheres, principalmente na questão estética, e não devemos ceder às pressões externas”, pontuou.

A juíza da 4ª Vara Mista, Vanessa Moura, participou desse momento e declarou que “a palestra foi motivadora, atual e trouxe situações em que as mulheres vivenciam”. Salientou, ainda, que a palestrante serve como modelo para as demais, pois se destaca como profissional de sucesso na comunidade local.

Já a roda de conversa teve uma boa participação do público, com o tema ‘Como eu vejo as mulheres’, facilitada pelo psicólogo da Equipe Multidisciplinar, Luciano Júnior. Contou com a presença de homens servidores, advogados e estagiários dos mais diferentes setores, funções e serviços do Fórum e da Justiça. Segundo o psicólogo, a iniciativa se mostrou um desafio, já que se referiu a homens, discutindo os diferentes modos como percebem a mulher, de forma geral, e sobre o lugar das mulheres em nossa sociedade”. 

Ao final, os participantes consideraram que o momento foi bastante favorável, uma vez que diferentes ideias foram compartilhadas, articuladas e acolhidas, proporcionando um amadurecimento sobre o tema e reflexões ligadas ao modo como cada um lida com o feminino e com a mulher em suas relações cotidianas. Para o servidor Diego Félix, do Núcleo de TI do Fórum, “foi uma quebra de paradigmas”.
O Círculo de Diálogo, do quarto dia do evento, foi sobre Autocuidado, com a psicóloga e facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa, Gorete Rezende. Para a servidora Sara Lins, da 2ª Vara, que participou da roda de conversa, externou sua satisfação com a Direção e demais organizadores. “Estão de parabéns por promoverem esta semana com tantos eventos construtivos e integrativos, proporcionando um ambiente de trabalho mais leve, com cuidados com a saúde física, emocional e espiritual”, comentou.

Para a auxiliar de serviços gerais, Lucineide Moura, o evento foi muito importante para todas que participaram. “Estávamos radiantes”, afirmou. A oficiala Klébia Garrido explicou que trabalha há dois anos no Fórum e nunca tinha visto uma ação assim. “Me senti amada no meu ambiente de trabalho, valorizada enquanto mulher”, assinalou.

O último dia das comemorações foi marcado com uma Santa Missa no átrio do Fórum, presidida pelo pároco da Catedral Nossa Senhora da Guia, Pe. Joacil da Nóbrega. Em sua homilia, além da reflexão própria da liturgia da Igreja para o dia, ele falou sobre a capacidade da mulher de amar.

A diretora do Fórum Joscileide Lira finalizou o evento com uma retrospectiva das atividades vividas nessa semana e agradecendo aos que contribuíram para o êxito alcançado. Como homenagem final, foram distribuídas rosas de chocolates ao som da música ‘Foi Deus quem fez você’, entoada por uma criança, que foi acompanhada da equipe de canto litúrgico, composta por servidores da unidade.

As empresas parceiras que colaboraram, trazendo seus produtos para exposição e degustação foram a Tupperware, a Brigaderia Andrezza Gomes, Isis, Mary Kay, o Instituto Embeleze, que proporcionou cuidados com o cabelo para todas as servidoras, o Ateliê Neuzeane Azevedo, que distribuiu brindes entre as presentes, sessões de Ozonioterapia oferecida pela Clínica Saluter Center, limpeza de pele com profissional da Racco Cosméticos e produtos do ateliê “Gostosuras da Kel”.

Por Gabriella Guedes / Gecom – TJPB 





 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611