Conteúdo Principal
Publicado em: 11/02/2019 - 17h33 Atualizado em: 11/02/2019 - 19h38 Tags: Centenário

Solenidade do centenário de nascimento do desembargador Antônio Mariz será nesta quinta (14)

Desembargador Antônio Mariz Maia

A solenidade que homenageará o centenário de nascimento do desembargador Antônio Marques Mariz Maia vai acontecer nesta quinta-feira (14), às 17h, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno. O evento marcará a abertura da Agenda Cultural do Tribunal de Justiça da Paraíba deste ano, que tem à frente o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

Para o filho que tem o nome do pai, Antônio Marques Mariz Maia Filho, a família recebeu com muita alegria a homenagem da Comissão de Cultura do TJPB. “Significa muito para mim por ter duas filhas que trabalham no Judiciário estadual paraibano, a juíza Lua Maia e a técnica judiciária, Akemi Maia. Admiro meu pai por ter sido um fazedor de amizades. Em todas as comarcas onde atuou, fez amigos, que manteve por toda vida”, lembrou. 

A juíza Lua Maia tinha dez anos quando conheceu seu avô, o desembargador Antônio Marques Mariz Maia. “Dele, guardo lembranças de uma saúde frágil e de um sorriso sempre afetuoso no rosto. No dia do seu velório, na Cripta deste Tribunal, fui apresentada ao seu antigo gabinete, quando me impressionei com a imponência da porta de entrada e o ambiente de trabalho formal com o qual me deparei. Ali, já tinha me decidido qual carreira seguir! Sou membro do Poder Judiciário da Paraíba com muito orgulho!”

Segundo o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, o evento em si já é um marco, pois ele abre o ano judiciário cultural de 2019. “É sempre prazeroso prestar estas justas homenagens àqueles que fizeram história e foram importantes para o Poder Judiciário”, ressaltou o magistrado, acrescentando que a Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário já elaborou todos os projetos, que serão desenvolvidos no decorrer deste ano.

Histórico - O desembargador Antônio Marques Mariz Maia nasceu em Catolé do Rocha, em 12 de fevereiro de 1919, filho de João Agripino de Vasconcelos Maia e de dona Angelina Maria Mariz Maia. Tornou-se bacharel no ano de 1948, pela Faculdade do Recife. Foi promotor público de Caicó, no Rio Grande do Norte, e prefeito de Brejo do Cruz (PB). Sua primeira comarcar foi Pilões, nomeado em 30 de abril de 1954. Assumiu o cargo de desembargador em 12 de fevereiro de 1969 e presidiu o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), no ano de 1972. 

Por Kubitschek Pinheiro


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611