Conteúdo Principal
Publicado em: 30/04/2013 - 14h08 Atualizado em: 30/04/2013 - 14h39

Tribunal de Justiça prepara programação especial para comemorar o Dia das Mães

                                                  
Evento contará com lançamento de campanha no Busto de Tamandaré, missa e  exibição de vídeo

Todas as mães do Estado estão convidadas à participar das comemorações alusivas aos “Dia das Mães, promovidas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. A programação tem início às 7h desta sexta-feira (3), no Busto de Tamandaré, no final da Avenida Epitácio Pessoa, na Capital. Na oportunidade, será lançada a campanha “Adoção: para este ato não existe fronteira”, uma iniciativa da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), órgão da Corregedoria Geral de Justiça do TJPB.

Ainda dentro da programação, o Tribunal de Justiça da Paraíba vai promover uma missa em Ação de Graça, às 10h, no auditório do Fórum Cível de João Pessoa. Em seguida, no mesmo local, será exibido um vídeo com o tema da campanha de adoção.

“O Tribunal não podia deixar de homenagear as mães brasileiras e, sobretudo, as paraibanas. Mulheres batalhadoras que, muitas vezes, administram suas casas e ainda têm que trabalhar fora para complementar a renda familiar”, comentou a presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.

Sobre a campanha de adoção, a Ceja iniciou suas visitas às escolas públicas e privadas da região metropolitana de João Pessoa. O objetivo é enfatizar a importância da adoção e lançar o III Concurso de Tema e Desenho sobre Adoção.

As reuniões com alunos e professores ainda vão acontecer em Santa Rita, Bayeux, Sapé, Mari, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Conde, Caaporã e Alhandra. "Estamos estimulando o pensamento, a pesquisa, a criatividade e o raciocínio de alunos do 1º ao 5º ano e esclarecendo o ato de adotar de forma consciente e legal", comentou o corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.

O III Concurso de Tema e Desenho sobre Adoção tem como parceiros as varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Coordenadoria da Infância e Juventude da Corte estadual, Ministério Público, Secretaria de Educação do Estado, 1ª Regional de Ensino do Estado e secretarias de Educação dos municípios.

As inscrições vão até 15 de abril. Do processo seletivo, serão selecionados dois desenhos (1º e 2º lugares) e duas frases (1º e 2º lugares). A partir da frase e desenho vencedores (1º lugar) será lançado o VII Concurso de Redação sobre Adoção.

Adoção – A campanha de adoção, intitulada “Adoção: para este ato não existe fronteira”, ocorre em consonância com a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vem promovendo em nível nacional, desde 2008, campanhas voltadas à adoção.

A propósito, o CNJ lançou em 2008 o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), uma ferramenta criada para auxiliar juízes das varas da infância e da juventude na condução dos procedimentos de adoção.

Lançado em 29 de abril de 2008, o CNA tem por objetivo agilizar os processos de adoção por meio do mapeamento de informações unificadas.  O Cadastro possibilita ainda a implantação de políticas públicas na área.

Gecom – Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611