Conteúdo Principal

Projeto atiVIDAde

Mulher correndo na praia

Tudo vem se tornando mais prático, exigindo menos os nossos esforços, hoje em dia, não é mais tão necessário, ir ao banco, ir a uma feira comprar alimentos, sair para uma conversa com amigos, ir a uma loja comprar uma roupa um tênis, até sair para ver a namorada.

A facilidade que encontramos com sites de relacionamento, lojas virtuais, transações bancárias no próprio smartphone, de não precisar subir uma simples escada, as redes sociais, entre outras facilidades que encontramos nos dias de hoje vem nos deixando mais acomodados e sedentários, as simples atividades físicas diárias foram deixadas de lado, por isso é cada vez mais necessário buscar por uma atividade física para muitas vezes suprir com essa inatividade que a modernidade nos impõe sem que percebermos. Será que estamos nos dando conta dessa falta de atividade física?

O primeiro passo é nos conscientizarmos de que precisamos incluir em nossa rotina, alguma atividade física, dentre as tantas que são oferecidas em academias, clubes, praias, estúdios, até mesmo na nossa própria casa.

Algumas pessoas tendem a não confiarem em si mesmas para a prática de um exercício físico, como até mesmo ter dúvidas dos benefícios que ele pode trazer, para isso, muitas vezes é necessário que além da força de vontade, ocorra também um estímulo de um terceiro, nesse caso seria o professor de educação física, um amigo, um familiar ou até mesmo um colega de trabalho que já tenha inserido ou que esteja disposto a inserir um estilo de vida ativa.

Será que a atividade física pode melhorar nossa qualidade de vida? Com toda certeza, sendo ela bem orientada, os benefícios são inúmeros: fortalece os nossos ossos, melhora a nossa mobilidade diária, ajuda no controle da pressão arterial, obtém ganhos na capacidade respiratória, gera disposição, promove um melhor equilíbrio muscular, aumenta o bem estar, o prazer, diminuição do stress, ajuda no controle das emoções, alivia a ansiedade e ajuda até no tratamento de depressões, entre outros benefícios.

Já podemos perceber a importância da inclusão da atividade em nossa rotina, até como forma de mudar e aliviá-la inserindo novidades. Como já falamos anteriormente, o primeiro passo para isso é conscientização que devemos praticar, então, qual seria o segundo passo? Diria que ir á procura de alguma atividade que gostamos e sentimos afinidade, seja ela um esporte que tenhamos praticado anteriormente ou que gostamos de assistir, alguma atividade que desperta curiosidade como o Pilates, o treinamento funcional, até mesmo a musculação, uma caminhada ecológica, pedalar, a dança, são inúmeras as opções que podem despertar o nosso carinho e gosto por determinado exercício.

Experimentar é essencial, procure sempre a ajuda de algum profissional da área para ter um acompanhamento e uma orientação adequada, isso vai qualificar a sua atividade e te dar um respaldo muito importante.

Já está na hora de darmos o primeiro e o segundo passo, externe sua força de vontade e dedicação, vamos melhorar nossa qualidade de vida? Chegou a hora!

 

Tarcísio Vieira
Profissional de Educação Física
003491-G/PB