Conteúdo Principal

Terapias Alternativas: Acupuntura e Auriculoterapia

Uma paciente deitada recebendo aplicação de acunputura de uma profissional da saúde

A acupuntura é técnica terapêutica originária da China e desenvolvida ao longo de 2500 anos cujo objetivo é cura das enfermidades pela inserção de agulhas em pontos específicos, os acupontos. A estimulação de cada ponto causa uma ação reflexa com um determinado tipo de efeito, sobre um órgão, sistema ou região do corpo, por exemplo.

A introdução das agulhas, em geral, não provoca dor. Pode, talvez, gerar uma sensação muito leve de picada. Contudo, o “efeito acupuntura” depende da profundidade e manipulação das agulhas de forma adequada. Muitas vezes essas sensações de “peso” ou choque podem indicar que o sucesso terapêutico foi alcançado.

Existem pontos no corpo inteiro, mas em geral se utilizam mais os pontos do antebraço, mão, perna e pé porque são os segmentos importantes com os pontos mais energéticos e portanto de maior efeito terapêutico. Nestas zonas, além de não haver nenhuma víscera, os pontos são superficiais e seguros.

Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Acidentes e complicações como inoculação de microorganismos no corpo humano ou dano a alguma estrutura nobre, são eventos raros na prática.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a acupuntura pode servir como tratamento principal ou complementar para as mais diversas patologias, como as enxaquecas, problemas gastrointestinais, alergias, doenças osteomusculares e dores crônicas (hérnias de disco, lombalgias, artrites, enxaquecas), melhora da função respiratória, insônia, ansiedade, depressão e redução dos sintomas como dormência e enjoos em pacientes com câncer. Além disso, vários estudos têm demonstrado que a acupuntura apresenta uma influência profunda sobre os problemas físicos, emocionais, sendo recomendável a combinação dessa técnica com outros tratamentos, incluindo a fisioterapia.

Utilizadas pelo Sistema Único de Saúde as terapias alternativas são reconhecidas pelas manifestações populares (medicina não convencional) sendo consideradas como práticas voltadas à saúde e ao equilíbrio vital do homem, também reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como atividades terapêuticas principais ou mesmo complementares em diversas patologias, atuando em casos diversos como: algias, insônia, enxaqueca, alergias, problemas gastrointestinais, dores articulares, patologias ocupacionais (DORT e LER), ansiedade, etc.