Conteúdo Principal
Publicado em: 08/05/2024 - 16h53 Atualizado em: 08/05/2024 - 16h56

Ações de enfrentamento ao assédio moral e sexual são realizadas em Campina Grande

Procuradora do Trabalho, falou sobre “Saúde Mental e Prevenção dos Assédios no Ambiente de Trabalho”
Procuradora do Trabalho, falou sobre “Saúde Mental e Prevenção dos Assédios no Ambiente de Trabalho”

Depois de passar por Sousa e Patos, no Sertão paraibano, nesta quarta-feira (8), as ações de sensibilização, informação e enfrentamento à discriminação e ao assédio moral e sexual, promovidas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, chegaram à Comarca de Campina Grande, segunda maior do Estado, localizada na Serra da Borborema. Durante o evento, no Fórum de Campina, a procuradora do Trabalho, Andressa Lucena, ministrou palestra sobre o tema “Saúde Mental e Prevenção dos Assédios no Ambiente de Trabalho”.

Essas iniciativas fazem parte da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e encampada pelo Poder Judiciário estadual, em toda sua plenitude. Ainda dentro da programação da ‘Semana de Maio’, assim também, chamada, as palestras continuam em João Pessoa (quinta-feira/9) e Alhandra (sexta-feira/10).

Diretora do Fórum de Campina Grande elogiou o evento
Diretora do Fórum de Campina Grande elogiou o evento

A diretora do Fórum de Campina Grande e juíza titular da 2ª Vara Criminal da Comarca, Ana Christina Soares Penazzi, disse ‘que o evento é muito significativo, porque traz um viés preventivo, no sentido de conscientizar os magistrados e servidores sobre as mazelas e prejuízos de saúde para uma pessoa assediada. É importante a conscientização, para que a gestão possa ter um equilíbrio, dentro do plano de trabalho de cumprimento de metas, evitando-se o assédio moral”, avaliou a magistrada.

De acordo com a palestrante, o evento é de extrema importância social e que aborda um assunto de muito enfoque. “A iniciativa do Tribunal de Justiça mostra sua responsabilidade social, com um assunto sensível e que precisa e deve ser enfrentado, que é justamente a preocupação com os servidores e servidoras, na busca contínua das informações atualizadas sobre essa pauta”, comentou.

Para o servidor que trabalha na Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), do Fórum de Campina Grande, Ramon Nóbrega dos Santos, a palestrante mostrou de forma clara situações onde acontecem o assédio e que muitas vezes não são observadas. “É interessante ter esse compartilhamento de informação, para que a gente possa saber os tipos de assédio. Muitas vezes acontece, por exemplo, um chefe determinar metas impossíveis de alcançar. O tema também abordou a melhoria da instituição, com empatia e pertencimento no ambiente de trabalho”, avaliou.

Por Fernando Patriota 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611