Conteúdo Principal
Publicado em: 24/05/2022 - 16h22 Atualizado em: 24/05/2022 - 18h10 Tags: Infância e Juventude, Adoção, Webinário

Dia Nacional da Adoção: Vara da Infância e da Juventude de CG terá Webinário sobre o tema

Foto da fachada do Fórum da Infância e Juventude de Campina Grande
Fórum da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande

“A entrega de bebês para adoção: caminhos para a proteção”. Este é o tema do Webinário, que a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campina Grande promoverá nesta quarta-feira (25), em alusão ao Dia Nacional da Adoção. O evento terá início a partir das 14h e será transmitido pelo canal da unidade judiciária no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCCTFrkeN6hOqhMPlapEAAJA.

As inscrições, com direito ao certificado de participação, podem ser feitas no endereço eletrônico https://forms.gle/fND5jYsynU6q5m9B9, segundo informou o juiz auxiliar da Infância e Juventude, Hugo Gomes. “Este Webinário é uma ocasião importante para aproveitar o Dia Nacional da Adoção e sensibilizar a todos os participantes, população, integrantes da Rede de Proteção às crianças e aos adolescentes sobre os procedimentos de crianças recém-nascidas para adoção, sobretudo, o acolhimento da mãe de forma humanizada”, explicou.

-

Ministrarão palestras na videoconferência o magistrado titular da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, Perilo Lucena, as assistentes sociais Tâmara de Oliveira e Viviane Rodrigues, além da psicóloga Lavínia Vasconcelos.

Outras atividades – O juiz Perilo Lucena informou que, dentro do mês de maio, foram realizadas diversas ações, envolvendo a equipe da Vara da Infância e da Juventude de Campina Grande e segmentos da defesa dos direitos do público infanto-juvenil. Segundo pontuou, no dia 18 de maio, a Rede de Proteção promoveu atos em combate à violência sexual e exploração infantil.

“Nessa segunda-feira (23), estivemos no Creas Lagoa Seca, tratando do tema alienação parental com grupos de pais e mães, que fizeram parte de uma dinâmica para entender e reconhecer em suas condutas a repercussão no desenvolvimento de seus filhos”, informou o magistrado.

Foto da visita de alunos do curso de Direito da Facis
Visita de alunos do curso de Direito da Facisa

Ele lembrou que, na semana passada, foram concluídas as audiências concentradas das casas de acolhimento, como, também, durante esta semana, estão sendo realizadas as concentradas infracionais, para reavaliação das execuções de medidas socioeducativas em meio fechado.

“Recebemos no Fórum da Infância alunos do curso de Direito da Facisa, que estão cursando a disciplina Infância e Juventude, ocasião em que eles assistiram a algumas audiências e receberam aula sobre os processos de proteção e infracionais, podendo acompanhar as audiências concentradas e a evolução psicossocial dos adolescentes internos no Lar do Garoto”, realçou.

Em relação Webinário, Perilo Lucena ressaltou ser a ocasião em que serão desfeitos mitos sobre a entrega de bebês para adoção, seguidos de orientações acerca dos caminhos legal e protegido para sua solução.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611