Grupo de Trabalho de Igualdade Racial define integrantes de subgrupo para apoio nas políticas públicas
Os membros do Grupo de Trabalho (GT) de Igualdade Racial do Tribunal de Justiça da Paraíba realizaram, na tarde desta segunda-feira (26), a segunda reunião ordinária. O GT é coordenado pela vice-presidente do TJPB, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes. Foram confirmados os nomes dos juízes Jaílson Suassuna, Manoel Abrantes, da juíza Francisca Brena Brito e das servidoras Viviane Rodrigues, Ana Carolina Fernandes e Daiane Lins para a composição do subgrupo, que dará apoio à equipe.
Os integrantes do subgrupo vão minutar um relatório, o qual tratará sobre a questão da equidade racial no âmbito do Poder Judiciário estadual, com o intuito da implementação de políticas públicas nesta seara, segundo explicou a supervisora da Gerência de Projetos e Gestão Estratégica (Gepro), Roberta Carvalho. Outro ponto definido na reunião foi a escolha unânime por parte dos componentes do Grupo de Trabalho do magistrado Jaílson Suassuna para representar o Tribunal de Justiça no Pacto do Judiciário pela Equidade Racial, lançado ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Ao aderir ao Pacto Nacional, o TJPB assume o compromisso de adotar medidas de igualdade, equidade, inclusão, de combate e prevenção ao racismo estrutural e institucional dentro do Poder Judiciário paraibano, com o foco na desarticulação do racismo institucional, a sistematização de dados sobre a problemática e da articulação interinstitucional e social, para a garantia da cultura antirracista na atuação do Tribunal de Justiça estadual.
Acompanharam, também, o encontro de trabalho, o juiz auxiliar da Vice-Presidência, juiz Ely Jorge Trindade, os magistrados Manoel Abrantes e Jailson Suassuna, as magistradas Tereza Cristina de Lyra e Francisca Brena Brito e as servidoras Viviane Rodrigues e Ana Carolina Fernandes.
O GT, instituído pelo Ato da Presidência nº 56/2023, tem por atribuições realizar estudos e apresentar diagnóstico sobre dados que conduzam ao aperfeiçoamento dos marcos legais e institucionais sobre igualdade racial, no âmbito do Tribunal de Justiça da Paraíba; e apresentar propostas que objetivem dar maior efetividade à atuação do Poder Judiciário no enfrentamento do racismo estrutural e institucional.
Por Lila Santos