Conteúdo Principal
Publicado em: 10/06/2024 - 19h11 Atualizado em: 11/06/2024 - 13h34 Comarca: Bayeux Tags: fiscalização; infância e juventude; Creas

Juiz faz inspeção no Creas de Bayeux e envia relatório ao CNJ

O juiz da Infância e Juventude da Comarca de Bayeux, Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, e sua assessora, Marina Marinho Davino de Medeiros, realizaram uma visita e inspeção ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Comarca. O objetivo foi fiscalizar o local, responsável pelo encaminhamento dos adolescentes às medidas em meio aberto, correspondente à prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida.

Durante a inspeção, ouvimos os requerimentos das integrantes da Coordenação do Creas, que relataram suas necessidades e desafios. Ao fim, foram requeridas algumas providências e determinados encaminhamentos. O relatório da inspeção foi enviado ao Conselho Nacional de Justiça”, informou Antônio Rudimacy.

De acordo com o magistrado, “a atividade do Creas é de extrema importância no desenvolvimento e fiscalização das medidas, além de promover um acompanhamento junto aos adolescentes que passam pelo processo de reeducação”, comentou o magistrado. O juiz ainda disse que a inspeção está em cumprimento à sua função legal fiscalizadora, amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela lei do Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas), constitui-se numa unidade pública estatal, e também é responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. É executado na unidade estatal o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611