‘Acesso Seguro’ faz inspeção técnica em Campina Grande, Jacaraú, Ingá e Boqueirão
A coordenação do Projeto Acesso Seguro, uma das ações do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça da Paraíba, vinculada à Comissão Permanente de Segurança, realizou inspeções técnicas presenciais em mais quatro unidades judiciárias do Estado. Entre essa terça (7) e quarta-feira (8), a equipe do TJPB esteve em Jacaraú, Ingá, Boqueirão e na Vara da Infância e Juventude de Campina Grande. O trabalho tem o objetivo de aperfeiçoar os equipamentos instalados no sistema ‘Visit’ e a realização de treinamentos específicos voltados à segurança de servidores (as), magistrados (as) e os usuários (as) dos fóruns e prédios administrativos do Poder Judiciário estadual.
O Acesso Seguro tem à frente a gestora do Projeto e juíza auxiliar da Presidência do Tribunal, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, com apoio e colaboração administrativa da gestão do TJPB, na pessoa do presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador João Benedito da Silva.
O coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino, e o supervisor da Gerência de Segurança Institucional do TJPB, tenente-coronel PM Josélio César de Oliveira, foram os responsáveis pelas inspeções técnicas. “Realizamos esse processo revisional e corretivo das normas e procedimentos apresentados no Acesso Seguro, bem como o treinamento do pessoal, visitando as comarcas onde o equipamento está instalado. Tudo com a finalidade de aperfeiçoar, cada vez mais, os serviços prestados aos jurisdicionados”, explicou Jardel Rufino.
Ele lembrou que o Acesso Seguro tem por referência a Resolução nº 435/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política e o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário e a Resolução nº 11/2017 do TJPB, a qual estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Poder Judiciário estadual.
“A inspeção técnica realizada pela equipe do Acesso Seguro na nossa unidade judiciária foi extremamente proveitosa. Este projeto foi muito bem elaborado e projetado, sendo nossas dúvidas prontamente atendidas. Desta forma, estamos mais seguros e confiantes na prestação do serviço”, afirmou a secretária da Vara da infância e Juventude da Comarca de Campina Grande, Adriana Neves de Macêdo Macêdo Dôso.
Segundo a gerente do Fórum da Comarca de Ingá, Rosângela Mendonça de Andrade Morais, o sistema de Acesso Seguro desempenha um papel crucial na garantia da segurança e proteção em diversos ambientes, fornecendo medidas fundamentais para salvaguardar tanto os indivíduos quanto às instalações ao seu redor. “Além disso, o treinamento recebido pelos servidores encarregados desempenha um papel significativo no aprimoramento dessas práticas de segurança, capacitando-os a lidar, eficazmente, com uma variedade de situações, garantindo e protegendo o ambiente e as pessoas dentro dele”, afirmou.
O gerente do Fórum de Boqueirão, José Alfredo Farias Irmão, disse ser de suma importância a inspeção técnica, onde foi realizada a reciclagem e a capacitação com os vigilantes, policiais e os responsáveis pelo Acesso Seguro. “Agradecemos ao Tribunal de Justiça da Paraíba na idealização desse projeto, onde a segurança é fundamental para as unidades judiciárias”, comentou.
Por Fernando Patriota