Comissão de Notáveis volta a se reunir na próxima segunda-feira
A Comissão de Notáveis do Sesquicentenário de Epitácio Pessoa volta a se reunir na próxima segunda-feira (8), a partir das 16h, no Tribunal de Justiça da Paraíba. A Comissão foi constituída pelo presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, para, em conjunto com a Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual, auxiliar o Tribunal a promover os eventos comemorativos ao Sesquicentenário de Nascimento de Epitácio Pessoa.
Esta será a terceira reunião da Comissão de Notáveis e terá como pauta dois pontos principais: avaliação do primeiro evento comemorativo aos 150 anos de Epitácio, realizado na última quinta-feira, dia 28 de maio; e discussão do andamento dos trabalhos para a segunda celebração, prevista para ocorrer na tarde do próximo dia 6 de agosto, no auditório do Tribunal de Contas do Estado. Na ocasião, ocorrerá a palestra do ministro Francisco Rezek, que vem à Paraíba discorrer sobre o tema “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”.
Pontos referentes ao terceiro e quarto evento também vão constar na pauta da próxima reunião da Comissão. O terceiro evento está agendado para o dia 6 de novembro, às 10h, no Pleno do Tribunal de Justiça, com a palestra do ministro Herman Benjamin, que vai falar sobre “Epitácio, o jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal”.
Já a quarta e última celebração será no dia 17 de dezembro, véspera do recesso forense. Um concerto com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, na Sala de concertos do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, às 19 h, vai encerrar as festividades alusivas ao Sesquicentenário de Epitácio Pessa, bem como o Ano Judiciário de 2015.
Comissão de Notáveis – Integrada pelo historiador Humberto Mello; Damião Ramos, presidente da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Fundação Casa de José Américo (FCJA); escritor e historiador Evandro Dantas da Nóbrega; presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP), Joaquim Osterne Carneiro; Márcio Roberto Soares, ex-secretário-geral do TJPB; e Marcílio Toscano, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE).
Por Valter Nogueira



