Conteúdo Principal
Publicado em: 24/01/2013 - 21h29 Atualizado em: 25/01/2013 - 10h56

Desembargador Saulo Benevides é empossado como membro efetivo do TRE e assume a vice-presidência

Ao ser empossado na tarde desta quinta-feira(24), como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) , o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, disse que sua preocupação maior será com o cumprimento da legislação eleitoral, e que também lutará para coibir os abusos que ainda existem no processo eleitoral. A sessão solene, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, foi realizada no plenário da Corte. Depois de empossado, o novo membro do TRE foi escolhido para ocupar a vice-presidência, em substituição ao desembargador José Di Lorenzo Serpa, que afastou-se do cargo por questões de saúde.

 “Em um processo eleitoral, devem ganhar aqueles que nos embates de idéias conseguem suplantar os adversários de forma democrática. Vou lutar por isso, até porque esse já vem sendo o entendimento e uma prática da atual Corte Eleitoral da Paraíba e, também, do TSE, que tem investido na tentativa de moralizar o processo eleitoral, enfatizou o novo membro.

 O desembargador Saulo Benevides reiterou sua satisfação em compor a Corte Eleitoral. “Agora aumenta ainda mais a responsabilidade com a nova missão”, disse ele, reiterando que fará tudo para honrar o cargo, como sempre tem feito ao longo de sua carreira. E vai procurar cumprir a Constituição e as leis do país sempre com espírito de justiça.

 
O presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque saudou o novo membro da Justiça Eleitoral e lembrou sua trajetória e experiência como magistrado. "É um colega muito querido e com quem convivo há muito tempo. Posso atestar sua competência. Conhece muito bem o direito constitucional, administrativo e tributário, mas não é menos preparado em questões eleitorais, até mesmo pela sua experiência em outras missões na Justiça Eleitoral", disse o presidente.

lembrou que o desembargador Saulo Benevides vai substituir o colega desembargador Serpa na vice-presidência da Corte, em um mandato “tampão”. Reiterou que a partir de fevereiro, quando retornar de suas férias regulamentares, assumirá, definitivamente o cargo, devendo ser eleito presidente do TRE, em março do próximo ano, conforme praxe do Tribunal, em respeito ao critério de antiguidade.

O desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides ingressou na Magistratura em 1984, quando foi nomeado para a comarca de Brejo do Cruz. Passou por Esperança, Belém, Araruna e Guarabira, tendo sido juiz nas 1ª, 10ª, 19ª, 20ª, 38ª, 54ª, 61ª, 63ª e 67ª zonas eleitorais. Foi juiz da 1ª Vara de Família de Campina Grande e da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital. No biênio 1995/1996 foi Juiz Corregedor Auxiliar, também passou como titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de João Pessoa e respondeu pela diretoria do Fórum Eleitoral da Capital. Promovido a desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), pelo critério de merecimento, em 2006. Presidiu a 3ª Câmara Cível do TJ-PB e exerceu a função de membro suplente do TRE-PB no período de 02/09/2010 a 01/09/2012. Atualmente, além de membro do Tribunal Pleno do TJPB, da Terceira Câmara Cível do TJ e da 2º Seção Especializada, é diretor da Escola Superior da Magistratura – Esma.


TJPB/Gecom

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711