Conteúdo Principal
Publicado em: 27/03/2013 - 14h29 Atualizado em: 01/04/2013 - 12h09

Audiências no presídio de Santa Rita pretendem ouvir 150 apenados neste semestre

A juíza Lilian Cananeia, da 1ª Vara Mista da comarca de Santa Rita, informou que deverá ouvir em audiência até o mês de junho cerca de 150 presos. Os apenados estão recolhidos no Presidio Padrão de Santa Rita, na maioria respondendo por homicídio e que aguardam sentença do juiz. Na segunda-feira(25), a magistrada ouviu 50 presos, desses 11 foram  beneficiados com o livramento condicional, 01 com o regime aberto e, 09, tiveram progressão para o regime semi-aberto.

A magistrada informou também que neste mês de março mais 53 apenados foram ouvidos em audiência pelo Tribunal do Júri de Santa Rita. Desse total, 11 receberam o benefício do livramento condicional  e seis progrediram para o regime aberto, totalizando 103 apenados. A próxima audiência acontecerá no dia 29 de abril, onde serão colocados 62 processos para julgamento.

Sobre as audiências, a juíza disse que considera um trabalha bastante produtivo e que mostra, na prática, que os presos são atendidos. “Quando o apenado está prestes a obter um benefício, daqui a 15 ou mesmo 20 dias, por antecipação eu concedo o benefício, muito embora ele só esteja em liberdade quando da realização das audiências”, ressaltou.

As audiências dentro de presídios é de iniciativa da juíza Lilian Cananeia e vem sendo realizada  há cerca de dois anos. “Vejo como algo muito importante, tendo em vista que o benefício é concedido dentro do prazo estabelecido em lei, onde são examinados todos os casos previstos de execução penal tais como reabilitação, remissões, progressão de regime, audiências admonitórias e livramento condicional”, explicou.

Além da juíza, as audiências contam com a presença de um oficial de justiça, um escrivão, um defensor público e um representante do Ministério Público Estadual, além do diretor do presídio.

Gecom- Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711