Conteúdo Principal
Publicado em: 19/06/2013 - 13h26

Justiça decide que mulher acusada de coparticipação em crime de homicídio irá a novo Júri

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba deu provimento ao recurso de apelação do Ministério Público, durante sessão realizada na tarde desta terça-feira (18), decidindo assim que a senhora Alzira Ferreira Dantas, acusada de coparticipação em crime de homicídio, irá a novo Júri. Ela foi absolvida em um primeiro Júri sobre alegação de negativa de autoria no crime em questão, na cidade de Sousa.

O relator do processo (nº 037.2002.008805-2/002) foi o desembargador João Benedito da Silva.

Consta nos autos que a apelada é acusada de, juntamente com o irmão José de Otacílio, ter praticado como copartícipe, do assassinado de Ronaldo Tibúrcio Estrela, e de ter provocado lesões graves na mãe da vítima, a dona de casa Francisca Estrela Tibúrcio, provocando a sua invalidez. O crime aconteceu no dia 15 de outubro de 2010, na cidade de Sousa, alto Sertão da Paraíba.

De acordo ainda com os autos, Ronaldo Tibúrcio estava sendo acusado de ter sido o responsável pelo defloramento da filha de José Otacílio e que o pai da moça teria se deslocado da cidade de Catolé do Rocha, onde morava, e vindo até Sousa. Lá chegando, foi até a casa de Alzira e perguntou onde morava Ronaldo, o que de imediata ela o levou ao local e apontou a casa.

Alzira Ferreira Dantas continua negando a sua coparticipação, conforme relata nos autos, afirmando que na hora do crime se encontrava em casa, fazendo cafezinho. No entanto, testemunhas, ao serem interrogadas, confirmaram que viram quando ela saiu com o acusado e apontou para a casa da vítima e depois voltou sozinha à sua residência.

O relator João Benedito da Silva entendeu que restou comprovado, através de acareações das testemunhas, que a apelante concorreu para a morte da vítima ao indicar a casa de Ronaldo Tibúrcio. Por essa razão, o relator decidiu mandar a apelada novamente a Júri popular, o que foi acompanhado por unanimidade pelos seus pares.

Gecom – Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711