Conteúdo Principal
Publicado em: 08/08/2013 - 18h21

Juíza Conceição Marsicano lança projeto que levará esporte a crianças em Bayeux

Desmistificar a imagem de cidade violenta, envolvendo 66 crianças em atividades esportivas no Bairro Mutirão, o mais pobre do município de Bayeux. Esse é o objetivo do projeto “Hulk em ação – o craque da solidariedade”, lançado nesta quinta-feira (8) pela diretora do Fórum da Comarca de Bayeux, juíza Conceição Marsicano. Durante o evento, a magistrada fez a entrega simbólica de chuteiras e bolas às crianças beneficiadas.

O idealizador do projeto foi o diretor do site Bayeux em Ação, Léo Micena, que pediu a adesão da juíza Conceição Marsicano, por ela já vir desenvolvendo um outro programa social que visa restituir a dignidade de mulheres de presos e vítimas de violência. “Ao ver o trabalho que a magistrada já desenvolve na área social, decidi pedir a ajuda dela e fiquei muito feliz porque a doutora Conceição abraçou o projeto. Já estamos dando passos largos graças as suas iniciativas junto a instituições públicas e também a empresas privadas”, relatou Léo.

Para a implementação do projeto, a magistrada buscou a parceria do jogador Hulk, da Seleção Brasileira de Futebol, que dá nome ao projeto. Ele fez a doação do uniforme das crianças (camisas, shorts, meiões, agasalhos) e chuteiras. A juíza também foi atrás e conseguiu apoio do Exército Brasileiro, tanto do 1º Grupamento de Engenharia de Construção quanto do 16º RCMec, bem como de empresas privadas, a exemplo da Energisa.

Durante reunião realizada no Fórum de Bayeux, a juíza apresentou o projeto a diversos empresários, radialistas e representantes de instituições federais e estaduais. No primeiro momento, o projeto será voltado para uma escolinha de futebol. E, num futuro próximo, será acrescentada uma escolinha de voleibol para as meninas.

“Nós não queremos doações em dinheiro, mas ações que possam nos ajudar a implementar esse programa que pretende dar novos horizontes para as nossas crianças”, afirmou a magistrada.

Nos contatos mantidos, ela esteve com o comandante geral da Guarnição do Exército na Paraíba, general Carlos Alberto Maciel Teixeira, com quem conseguiu que o 1º Grupamento de Engenharia e Construção realize o trabalho de terraplenagem do Campo do Barcelona, como é conhecido o campinho do Mutirão onde vai funcionar o projeto.

Quanto a Energisa, a juíza está solicitando a doação de postes e a iluminação do local. Para outras empresas e instituições públicas, Conceição Marsicano pretende listar ações para que possam escolher em que podem ajudar.

Representando o comandante geral do Exército na Paraíba na reunião, o coronel Osmar Nunes do 1º Grupamento de Engenharia informou que esteve com o serviço de topografia no Campo do Barcelona e que o trabalho já está sendo desenvolvido. “Estamos nessa parceria com a Justiça e fico motivado em interagir com a doutora Conceição, pela sua simplicidade e garra para um trabalho social desse porte. A senhora já sabe o caminho e quando precisar da nossa ajuda é só nos procurar”, afirmou o coronel.

Já o representante do 16ª RCMec, Major Moacir Menezes disse que se sentia honrado de servir ao Exército na Paraíba, observando que é carioca e que antes de vir para cá, atuava no Rio Grande do Sul. “Nós tínhamos um projeto que tirava meninos da rua e colocávamos um expediente no Exército, Era um trabalho muito interessante. E nós estamos a disposição para servir também aqui em Bayeux”, declarou.

Por fim, o juiz Onaldo Rocha de Queiroga, que representou a Presidência do Tribunal de Justiça no evento, disse que o exemplo de Bayeux deve ser seguido pelas demais comarcas do Estado. “O Judiciário do Século XXI não pode ser o que vive encastelado. O juiz tem que ir para às ruas e sentir a necessidade dos jurisdicionados. Hoje, um dos pontos principais para combater a violência, o crime, é através da educação, cultura e esporte, para tornar a vida não só de crianças, mas também de adultos, mais saudável”, declarou Onaldo, ao parabenizar a juíza Conceição Marsicano.

Gecom – Eloise Elane

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711