Conteúdo Principal
Publicado em: 27/01/2012 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Presidentes de TJs do país defendem o fortalecimento do Judiciário durante encontro realizado no Piauí

A necessidade do fortalecimento do Judiciário brasileiro e o resgate da ativa participação dos magistrados na vida social e política do país foram temas levantados pelo presidente do Colégio Permanente de Presidentes, desembargador Marcus Faver, durante a abertura do 90º Encontro do Colégio Permanente de Presidente de Tribunais de Justiça do Brasil, que acontece na cidade de Teresina (PI), com a participação do presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. O encerramento está previsto para o final da tarde desta sexta-feira (27), com a elaboração da “Carta de Terezina”.

A sessão solene de abertura do encontro foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, com a palavra do presidente do TJPI, desembargador Edvaldo Pereira de Moura. Estiveram presentes o governador Wilson Martins e o prefeito Elmano Ferrer, além de outras autoridades. Um coral de vaqueiros da cidade de União (54 km de Teresina) entoou o hino nacional e um rápido cancioneiro de músicas sertanejas.

O governador Wilson Martins em, seu pronunciamento, elogiou o esforço dos tribunais regionais em realizar uma troca de experiências, proporcionando um nivelamento de ideias e mantendo-se em consonante frente a assuntos relevantes do cotidiano do Brasil.

Ainda na cerimônia presidentes dos tribunais de São Paulo (Ivan Sartori), MG (Cláudio Costa), SE (José Alves Neto), PE (José Fernandes de Lemos), o desembargador Nagib Slaib Filho (RJ) e o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil-AMB, Nelson Calandra, foram agraciados com o Colar do Mérito Judiciário. Marcus Faver também recebeu, junto com o presidente da Escola Superior de Magistratura de Tocantins, Marco Villas Boas, a medalha “Alvaro Mota”, da ESMEPI. Das mãos do governador Wilson Martins, o desembargador Marcus Faver recebeu o Mérito Renascença, do Governo do Estado.

O coral Vox Justitia fez o encerramento da cerimônia com números de Bumba-Meu-Boi e o hino do Piauí. Por último, o desembargador Edvaldo Moura acompanhou ao violão sua filha Vitória na canção “Amigos para Sempre”, a qual entabulou como “o hino do Colégio de Presidentes”. O 90º Colégio de Presidentes segue por toda a sexta-feira, 27.01, no Metropolitan Hotel.

Gecom/TJPB c/ Ascom/TJPI

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711