Presidente do TJRJ diz que foco de sua gestão foi o aprimoramento da prestação jurisdicional
A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano, abriu na tarde desta quinta-feira (20) o ciclo de palestras do Encontro Estadual de Magistrados, promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, com o objetivo de discutir o tema do evento: “Judiciário do Século XXI”.
A abertura foi do evento foi feita pela presidente da corte estadual, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcante, que, ao fazer referências a palestra que seria proferida pela presidente do TJRJ, Leila Maria Carrilo, disse: “estamos na presença da presidente de um dos mais importantes tribunais do país. Esperamos que esta palestra possa nos dar rumos para que possamos possuir boas práticas e aplicar no nosso estado”.
A desembargadora presidente do TJRJ iniciou sua fala trazendo realidades da justiça do seu estado como a quantidade de processos que circulam, no total são 9.082.000. Sobre servidores que tem em seu tribunal, contou que tem mais de 20.000 pessoas em serviço, entre eles 837 magistrados.
Durante a palestra deixou claro que o foco da sua gestão foi o aprimoramento da prestação jurisdicional, o aperfeiçoamento do poder judiciário e o fortalecimento da magistratura, todos embasados na sustentabilidade.
Uma das atitudes adotadas para conhecer os problemas existentes foi ouvir os magistrados e as dificuldades que eram apresentadas em suas respectivas áreas de atuação. Afirma que essa foi uma das experiências mais ricas em toda a sua história no meio jurídico e que com isso conseguiu fazer com que fosse entendida a sua postura administrativa.
Explicou que para dar andamento as metas estabelecidas é preciso que a justiça dialogue com os outros poderes, bem como buscar a efetividade através de uma melhoria contínua.
Elencou uma série de pontos que deve ter um olhar especial, entre eles está obter uma boa política de recursos humanos, um focus estratégicos eficiente, uma gestão operacional que esteja aliada as metas e indicadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Disse, ainda, que é necessário investir na qualificação dos servidores para obter bons resultados, o TJRJ dispõe de cursos que são ministrados na Fundação Getúlio Vargas.
Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano é natural do Rio de Janeiro, se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é especialista em Direito Administrativo e Tributário, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá e pesquisadora no Instituto Getúlio Vargas. Está no judiciário do estado do Rio de Janeiro há 44 anos, tornou-se desembargadora em 1998 e atualmente preside o TJRJ no biênio 2013/2014.
Por Olga Oliveira



