VEPA realiza nesta segunda-feira reunião com os reeducandos
Na próxima segunda-feira (14) acontecerá o segundo encontro com os reeducandos que cumprem penas alternativas, sob a responsabilidade da Vara de Penas Alternativas (VEPA) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A reunião, que tem como tema “Conscientização e Fiscalização da Pena”, será realizada no Auditório do primeiro andar do Fórum Criminal "Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello".
Para o magistrado responsável pela VEPA, juiz José Geraldo Pontes, o objetivo desta atividade é orientar os reeducandos cumpridores de penas alternativas para as possíveis situações que eles podem enfrentar. “Falarei sobre os casos de reincidência criminal, casos de conversão (volta para a reclusão), e de comportamentos complicadores que podem ser evitados, como dirigir sob efeito de álcool”, informou.
João Pessoa possui atualmente cerca de 1.100 pessoas que prestam serviços não remunerados à comunidade, como forma de cumprir alguma pena imposta pela Justiça. O dado é da Vara de Execução de Penas Alternativas da Capital, que planejou para este ano um trabalho de conscientização, através de reuniões mensais, com grupos de 80 a 100 reeducandos.
Um dos pontos fortes do encontro, será o desenvolvimento de um trabalho psicossocial. Para isso, estarão presentes as profissionais Eudenize Ramalho, assistente social, e Lauzari Ribeiro, psicóloga.
O juiz José Geraldo Pontes adiantou que a parceria do TJPB com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Defensoria Pública tem se mostrando bastante compensadora, pois não só está ajudando a dar andamento a este projeto, mas tem o incentivado também.
O trabalho de reintegração dos indivíduos condenados que tem sido colocado em práticas pela VEPA, já vem colhendo frutos positivos. No início do mês de abril, foi estabelecida a contratação de quatro ex-detentos para trabalhos remunerados. A expectativa é que nesse próximo encontro possam ser apresentados mais resultados proveitosos.
Por Olga Oliveira (estagiária)



