Servidores elogiam a iniciativa do Tribunal de Justiça em oferecer cursos para qualificação
O treinamento acerca da Atualização em Língua Portuguesa (reforma ortográfica) e Redação Oficial na comarca de Guarabira foi encerrado nesse sábado (18) e contou com a participação da coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, e do diretor do fórum, juiz Gilberto de Medeiros Rodrigues.
Segundo a coordenadora de Desenvolvimento, o trenamento vai servir de base para a utilização do Manual de Práticas Cartorárias, que tem previsão para ser lançado no final de agosto, e cujo objetivo é a padronização dos procedimentos nas unidades judiciárias.
Para o diretor do fórum, a oportunidade que o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba está oferecendo aos servidores demostra a sua preocupação com uma prestação jurisdicional com qualidade. “Espero que todos vocês tenham aproveitado, para que quando ocorra o lançamento do Manual não sintam dificuldades na sua utilização”, ressaltou o magistrado, agradecendo, ao final, o empenho dos servidores da secretaria do fórum na realização do evento.
Em Guarabira, que é polo das comarcas de Alagoinha, Araçagi e Pirpirituba, participaram 81 servidores e as 30 horas-aula foram ministradas pelo professor Júlio Francisco. Ao final, os servidores fizeram uma prova e, em seguida, receberam os certificados.
Os participantes elogiaram a iniciativa do Tribunal de Justiça pelo incentivo na qualificação profissional. “A iniciativa do Tribunal é de fundamental importância, primeiro porque visa qualificar o servidor e, segundo, porque demonstra a preocupação do presidente, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, com o servidor”, disse o técnico judiciário da comarca de Guarabira, Severino Ribeiro da Rocha.
Comungando do mesmo pensamento, a técnica judiciária Alana Alves Batista, da comarca de Pirpirituba, falou que o curso vai trazer benefícios para os servidores nas suas atividades dentro do cartório. “Vai melhorar a nossa comunicação com os juízes, advogados e as partes em geral. O curso trouxe novos conhecimentos e isso é importante porque precisamos nos atualizar constantemente.”.
Nesse final de semana, também foram encerrados os treinamentos nas comarcas de Sousa e Cajazeiras.
Os próximos cursos ocorrerão nas comarcas de Monteiro, polo das unidades judiciárias de Prata, Sumé, São João do Cariri, Serra Branca e Princesa Isabel; de Itaporanga, que reúne as comarcas de Conceição, Coremas, Piancó e Santana dos Garrotes; e de Esperança, que compreende as unidades de Remígio, Areia, Alagoa Nova, Barra de Santa Rosa, Cuité, Picuí e Pocinhos.
Por Cristiane Rodrigues