Presidente do TJPB visita Fórum de Mangabeira para discutir orçamento, planejamento e demandas
Seguindo uma prática característica de sua gestão, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, se reuniu com magistrados e servidores do Fórum Regional de Mangabeira ‘Desembargador Flóscolo da Nóbrega’, na manhã desta sexta-feira (28). Dando continuidade ao diálogo constante com o 1º Grau de jurisdição, o presidente conversou sobre a situação orçamentária e financeira do TJPB, apresentou as ações e o planejamento de gestão e ouviu demandas locais.
“Estamos perto de fazer cinco meses e estamos prestando contas do que já foi feito e do que estamos planejando executar. Quanto à exposição dos aspectos financeiros e orçamentários do Tribunal, acho importante para que compartilhemos ideias, construindo uma gestão coletiva, ampla e democrática”, afirmou Márcio Murilo.
Nos moldes das reuniões que vêm sendo feitas em todas as unidades judiciárias, o presidente explicou a atual situação de congelamento de repasse do duodécimo pelo Estado há três anos e o consequente déficit acumulado ao longo do período. Demonstrou os custos do Tribunal com contratos, folha de pagamento, PBPrev, nomeações, incrementos nas despesas, assim como as ações para gerar economia e melhorar a arrecadação.
Na ocasião, o desembargador Márcio Murilo revelou que irá percorrer todo o Estado, com o objetivo de prestar contas e ouvir as demandas. “Já fui a comarcas de várias regiões. Mas irei a Catolé do Rocha, Monteiro, Pombal, enfim, pretendo andar a Paraíba toda, dialogando com cada servidor e magistrado das 80 unidades judiciárias da Paraíba, as quais quero deixar informatizadas”, adiantou.
A iniciativa foi elogiada pelo diretor do Fórum, juiz Manoel Abrantes. “O presidente tem visitado as comarcas, mostrando seu plano de trabalho, as dificuldades enfrentadas, e, também, ouvindo servidores e juízes para a busca de soluções, o que é muito salutar, pois somente com o diálogo é possível fazer uma administração eficiente”, destacou.
O magistrado lembrou que a unidade de Mangabeira foi a primeira a concluir a digitalização. “Todos os feitos de Família estão virtualizados, o que gerou uma grande mudança de localização dos processos. Antes, eles estavam concentrados nos cartórios e, agora, migraram para os gabinetes, então estamos buscando medidas que propiciem agilidade”, informou.
Também o juiz titular da 2ª Vara Regional, Silvio José da Silva, viu como positiva a visita do presidente. “Esta presença confere ao gestor uma visão das condições reais e efetivas de trabalhos das unidades judiciárias. Com este contato, há um diálogo na busca de soluções criativas ante as dificuldades orçamentárias que vem sendo postas”, declarou.
A servidora da Seção Criminal, Rilda Gervásio da Silva, também enalteceu a proximidade do presidente com o Fórum de Mangabeira e as discussões ocorridas. “Abrangemos uma área enorme da cidade e são muitos processos existentes no Fórum, então é importante que ele venha, esteja a par dos assuntos mais graves e traga estas informações quanto ao orçamento. Isso demonstra que estamos recebendo uma satisfação direta do presidente quanto à situação real”, disse.
Por Gabriela Parente