Conteúdo Principal
Publicado em: 18/10/2023 - 17h56 Atualizado em: 18/10/2023 - 17h14 Tags: GEVID, Outubro Rosa

TJPB traz especialistas para palestra sobre prevenção e diagnóstico ao câncer de mama

Outubro rosa

A Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com a Diretoria do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa, vai realizar mais uma ação da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce ao Câncer de Mama, dentro da programação do ‘Outubro Rosa’. O evento ocorrerá na segunda-feira (23), com início às 10h30, no Fórum Cível, e traz as palestrantes e médicas mastologistas Lakymê Mangueira Porto e Tarciane Campos Ramalho. A professora e integrante da Junta Médica do TJPB, Honorina Fernandes Nogueira Neta, será a mediadora.

Segundo a gerente da Gevid-TJPB, Valeria Beltrão, "a prevenção é muito importante para qualquer patologia, no câncer, quanto mais cedo o diagnóstico,  melhor o prognóstico".

Na Paraíba, só no ano passado, foram registrados 330 óbitos decorrentes do câncer de mama, com 239 novos casos diagnosticados somente no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC). Ainda conforme as estatísticas, de janeiro a agosto deste ano, já foram identificados 150 novos casos no serviço. Os dados atuais mostram que no Estado houve um aumento da doença em mulheres cada vez mais jovens.

Já o Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde, no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. “As taxas brutas de incidência e o número de novos casos estimados são importantes para avaliar a magnitude da doença no território e programar ações locais”, diz parte do texto do Inca.

Atento a estes números, o Poder Judiciário estadual convidou duas palestrantes de renome nacional. Lakymê Mangueira Porto é médica mastologista, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mastologista do Hospital do Câncer Napoleão Laureano, coordenadora da Residência Médica de Mastologia da UFPB, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, mestre em tocoginecologia e coordenadora do Projeto de Extensão Promama.

Tarciane Campos Ramalho também médica mastologista, com título de Especialista em Mastologia (Fellow no Istuto Europeu Di Oncologia Milão – Itália), presidente da Sociedade de Mastologia - Regional Paraíba (Triênio 2014/2016), médica mastologista do Hospital Municipal Santa Isabel de João Pessoa e com mestrado em Saúde Integral pelo IMIP-PE.

A mediadora e representante da Gevid-TJPB, Honorina Fernandes Nogueira Neta, é médica graduada pela Famene - João Pessoa-PB, pós-graduada em Dermatologia pelo Colégio Brasileiro de Medicina e Saúde (CBMS) – Recife-PE, professora da pós-graduação de Dermatologia do CBMS e mestre em Saúde da Família.

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711