TJPB apoia a Campanha Dezembro Laranja e alerta sobre câncer de pele
O Tribunal de Justiça da Paraíba, por intermédio da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) e da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), apoia a campanha ‘Dezembro Laranja: Seu sol, sua pele e sua proteção’. Esta iniciativa, idealizada pela Sociedade Brasileira De Dermatologia (SBD), tem o objetivo de conscientizar sobre o câncer de pele no Brasil, além de destacar a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção para sua pele.
Segundo a dermatologista e membro da Junta Médica do Tribunal de Justiça, Honorina Nogueira, a SBD escolheu o mês de dezembro para instituir a campanha, por ser o início do verão, período em que o indivíduo está mais sujeito à exposição solar. “Essa ação visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. Mas, a campanha vai muito além de apenas indicar o uso do filtro solar, o nosso objetivo é recomendar a população, que tenha mais atenção aos horários de exposições desnecessárias”, alertou.
Ela ainda informou que, segundo um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais incidente no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos por ano. Os dados também revelaram que o tumor maligno, em maior número no país, é o de pele não melanoma (totalizando 31,3% do total de casos).
“É imprescindível que o indivíduo fique atento ao aparecimento de lesões que não cicatrizam, pintas, sinais escuros ou diferentes na sua pele, e notando esses sintomas deve procurar um médico dermatologista. A fim de identificar a patologia específica e o tratamento mais adequado”, reforçou a médica Honorina Nogueira.
Por fim, ela indicou o uso de acessórios que podem promover uma maior proteção nesses dias mais quentes, como bonés, chapéus, óculos de sol, roupas com proteção solar e sombrinhas. “É necessário evitar o pico de raios ultravioletas, das 10h às 15h, e usar filtro solar com fator de proteção acima do FPS30. Seguindo essas orientações, o cidadão estará mais protegido dos fortes raios solares, que o Brasil vem enfrentando devido às fortes ondas de calor nos últimos meses”, orientou a médica Honorina Nogueira.
Por Jessica Farias (estagiária)