Conteúdo Principal
Publicado em: 31/10/2025 - 13h48 Tags: estudantes de Direito da Uninassau, Visita, Museu

Histórias do Museu do TJPB despertam interesse em alunos para trabalho de conclusão

-
Estudantes de Direito da Uninassau realizam visita ao TJPB

Em cada documento, nos móveis e até nas obras de arte, uma história para contar. É assim no Museu do Poder Judiciário instalado no Palácio da Justiça, em João Pessoa. Memórias que despertaram interesse de estudantes de Direito da Uninassau e podem se transformar em trabalho de conclusão de curso. Durante visita, nesta sexta-feira (31), os detalhes que narram todo o contexto da existência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aflorou esse desejo.

Joabe Soares Silva ficou impressionado com a história da Petra Gertrudes. “Muito interessante o que foi passado aqui para nós sobre Gertrudes e os demais. E para o pessoal que vai fazer um trabalho de conclusão de curso é super indicado, porque é uma coisa esplêndida para o Direito. Voltar aos tempos atrás, se encaixa perfeitamente para um TCC”, colocou.

Natural de Rondônia, Vanely Silva se sentiu privilegiada em poder conhecer o espaço que guarda tantas memórias. “Não nasci aqui na Paraíba, e ter esse Museu é a chance de se aproximar realmente mais da história do Estado. Como estudante de Direito, eu acredito que é um grande avanço para a nossa profissão saber de onde vem, quem são as pessoas que passaram por aqui, representando a nossa história, até onde chegou a Justiça da Paraíba”, falou.

Patrícia Oliveira considera um espaço importante para toda a sociedade. “Eu acho de uma importância gigantesca, não só para nós como estudantes de Direito, mas para toda a sociedade, para conhecer um pouco da história do Tribunal de Justiça que é ligada a história da Paraíba. Tem uma importância histórica e cultural. Eu acho que não só os estudantes, como toda a sociedade deve prestigiar e conhecer mais sobre a nossa história”, disse.

Uma oportunidade que teve a iniciativa do professor e coordenador do escritório de prática da Uninassau. “Me sinto bastante feliz pela oportunidade que o Tribunal nos dá, não só para ao grupo da Uninassau, como para a comunidade da Paraíba, de conhecer um pouco da nossa história que está inserida dentro do Tribunal de Justiça. Essa turma está no 10º período, terminando o curso e vem ter essa oportunidade, que vem aproximada dessa realidade”, comentou.

Agendamento — Para agendar visitas em grupo ao Museu do Poder Judiciário, os interessados podem entrar em contato pelo (83) 98657-7058 (WhatsApp) ou por e-mail: museu@tjpb.jus.br.

Por Nice Almeida

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711