João Pessoa vai sediar Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) recebeu a visita institucional de representantes do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) para dialogarem sobre a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom) - maior evento de comunicação do Sistema de Justiça - que será sediado em João Pessoa, em 2026. A equipe do FNCJ foi recebida pelo desembargador-presidente Fred Coutinho e pelo gerente de Comunicação da instituição, jornalista José Vieira Neto, na quinta-feira (06).
“É com enorme satisfação que ficamos sabendo que João Pessoa será a sede do Conbrascom 2026. Para nós, do Tribunal de Justiça da Paraíba, é motivo de orgulho receber profissionais e instituições de todo o país para debater o papel da comunicação como instrumento de transparência, aproximação com a sociedade e fortalecimento da cidadania. Sou um entusiasta da comunicação pública”, ressaltou o desembargador Fred Coutinho.
Visitaram o TJPB as jornalistas Débora Diniz (presidente do FNCJ) e Bianca Felipsen (diretora Financeira). Débora destacou a importância da visita: “Ficamos muito felizes com a acolhida calorosa do Tribunal de Justiça da Paraíba. João Pessoa é uma cidade encantadora, e sediar o Conbrascom aqui, em 2026, tem um significado especial. O evento é um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento da comunicação pública no Sistema de Justiça, e tenho certeza de que, com o apoio do TJPB e das demais instituições parceiras, faremos uma edição marcante, à altura da hospitalidade e da competência dos profissionais paraibanos.” A jornalista Débora Cristina, assessora de Comunicaçãodo TRT-PB, acompanhou na visita ao TJPB.
José Vieira Neto, gerente de Comunicação do TJPB, lembrou que o evento será uma oportunidade ímpar de integração. “O Conbrascom sempre foi um espaço de diálogo sobre a política nacional de comunicação do Poder Judiciário e sobre a necessidade de unificarmos, cada vez mais, a nossa linguagem, tornando-a mais acessível, mais inclusiva e cidadã”, destacou.
FNCJ - É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada no dia 27 de março de 2002, ao final do III Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e Ministério Público, realizado em Alagoas. O objetivo do Fórum é ampliar o debate sobre a comunicação nos órgãos que integram o Sistema de Justiça, envolvendo juízes, procuradores, promotores, jornalistas, publicitários, organizações governamentais e não-governamentais, além da sociedade civil organizada.
Conbrascom - É reconhecido como o principal evento de comunicação do Sistema de Justiça, reunindo mais de 300 profissionais. O encontro busca estimular o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para o esclarecimento do cidadão e contribuir para a democratização das instituições e o acesso à Justiça.
Por Nice Almeida









