Conteúdo Principal
Publicado em: 22/01/2026 - 18h06 Atualizado em: 22/01/2026 - 18h18 Tags: Comitê de Incentivo à Participação Feminina, ações de 2026

Comitê de Incentivo à Participação Feminina debate ações para 2026 na primeira reunião do ano

-
Presidente do TJPB, Fred Coutinho, participou da reunião

O acolhimento às demandas de servidoras, magistradas e mulheres que chegam à Justiça paraibana começou a ser planejado pelo Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do Poder Judiciário da Paraíba. A primeira reunião do grupo ocorreu nesta quinta-feira (22), com participação do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, que ofereceu apoio aos novos projetos para 2026.

“Com muita alegria, estamos aqui dividindo este momento de debates, que visam ao aperfeiçoamento das ações. Se Deus quiser, iremos realizar mais ainda em 2026”, afirmou Fred Coutinho.

-
Desembargadora Fátima Maranhão

A presidente do Comitê, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão, conduziu a primeira reunião e informou que as ações previstas para o ano, além de contemplar magistradas e servidoras, serão expandidas para as mulheres que integram o público externo ao Judiciário. 

“Essa primeira reunião é decisiva na escolha das estratégias para servirmos melhor o nosso Judiciário e, sobretudo, para que as mulheres se sintam acolhidas e direcionadas para a solução de suas demandas e conflitos. O Comitê planeja ações em diversas comarcas do estado – Brejo, Sertão, Vale do Mamanguape e Cariri – para que todas as regiões conheçam o nosso compromisso com as demandas das mulheres”, enfatizou.

O grupo discutiu propostas para evento no Dia Internacional da Mulher (8 de março) na Capital e em todo estado, bem como as edições do Projeto ‘Elas por Elas’, que terá continuidade este ano, alcançando novas comarcas. 

O Projeto foi instituído em 2025 pelo Comitê e levou iniciativas educativas e de conscientização sobre a importância da paridade de gênero no Judiciário paraibano, entre outras ações desenvolvidas nas comarcas, a exemplo de Santa Luzia (onde foi inaugurada uma Sala de Amamentação), Patos, Campina Grande e Pocinhos.

Ainda na reunião foi definido grupo de estudo sobre matérias específicas para o aprimoramento de normativos internos.

Também estiveram presentes as juízas Isa Mônia Vanessa de Freitas de Paiva (coordenadora do Comitê), Ana Amélia Alecrim, Candice Queiroga, Audrey Araruna, além das servidoras Sara Guerra, Virgínia Queiroga, Maria Carmen Costa, Francisca de Paula Celeste, Ana Cristina Rocha e Anna Carolina Aires.

Por Gabriela Parente
Fotos Ednaldo Araújo

-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711