2º Juizado Especial de Mangabeira aumenta em mais de 3.270% número de processos arquivados
O 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira na comarca da Capital aumentou em mais de 3.270% o número de processos arquivados de abril a julho deste ano. Isto significa dizer que um total de 7.671 processos chegaram ao seu desfecho final, segundo dados apresentados pelos juízes Gustavo Procópio Bandeira de Melo, Flávia da Costa Lins Cavalcanti e Adhailton Lacet Correia Porto, que estão respondendo pelo juizado.
Ainda de acordo com relatório apresentado pelos magistrados, o número de despachos e decisões em processos pularam de 705, em abril, para 2.179, em julho, correspondendo a um aumento percentual de 801%; e as sentenças subiram de 240 para 5.459, no mesmo período, o que equivale a um aumento de 2.275% na produção.Para atender a demanda dos jurisdicionados, os juízes criaram um e-mail (alvará2jem@tjpb.jus.br) para facilitar o agendamento para o pagamento através de alvarás. “Criamos esse sistema por conta da grande demanda. Assim, um servidor controla o recebimento desses e-mails, faz uma lista por ordem de chegada e passam a relação para nós juízes. Então, fazemos o agendamento para atender a todos”, observou o juiz Gustavo Procópio.
As ações que vêm sendo desenvolvidas no 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira têm rendido elogios aos juízes e a equipe de servidores por parte dos advogados e jurisdicionados. Recentemente, os magistrados receberam mensagem da Ouvidoria do Tribunal de Justiça, através de Malote Digital, sobre o depoimento de um advogado relatando a sua satisfação sobre o atendimento naquela Unidade Judiciário.
O advogado que pediu para não se identificado, afirmou que ao chegar o Juizado para ver a tramitação de um processo de seu interesse, deparou-se com servidores dispostos. “Percebi que ao chegar algum jurisdicionado ou advogado no balcão da unidade judiciária, um servidor prontamente levanta-se de uma cadeira para fazer o atendimento”, diz o advogado, acrescentando: “Percebi que os magistrados ali lotados estão de boa vontade, disponíveis e dispostos a resolver os problemas daquela unidade jurisdicional”.
Os magistrados têm sido responsáveis pela produtividade alcançada nos últimos três meses, junto a 25 servidores que estão atuando em regime de hora-extra, seis servidores efetivos, além de dois juízes leigos. Eles estão à frente do Juizado de mangabeira desde o afastamento do juiz Edvaldo Albuquerque de Lima, que está preso e é investigado por irregularidades na unidade Judiciária.
Gecom – Eloise Elane




