Conteúdo Principal
Publicado em: 20/05/2022 - 13h10 Atualizado em: 23/05/2022 - 08h07 Tags: 60 anos, Comarca de Jacaraú, livro

60 anos de instalação da Comarca de Jacaraú são marcados com lançamento de obra sobre a unidade

Desembargadora Maria das Graças
Desembargadora Maria das Graças

Os 60 anos de instalação da Comarca de Jacaraú foram comemorados, na manhã desta sexta-feira (20), com o lançamento do livro sobre a história da unidade judiciária, de 2ª Entrância. Este é o volume 9, lançado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, da coletânea ‘Comarcas Paraibanas’. O evento foi aberto pela Vice-Presidente do Poder Judiciário estadual, Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que representou o Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.

Lançamento do livro em Jacaraú

A obra tem autoria do escritor e diretor do Fórum Cível de João Pessoa, juiz José Herbert Luna Lisboa. A apresentação é do Desembargador Saulo Henriques e o prefácio do Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que é Presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJ. O livro tem 168 páginas distribuídas em três capítulos e aborda desde a origem, a partir da própria história e desenvolvimento da então Vila de Mamanguape, passando pela formação e o legado histórico político e religioso de Jacaraú.

Lançamento de livro em Jacaraú
Vice-presidente e desembargadores prestigiam lançamento do livro

A solenidade no Fórum Desembargador José Martinho Lisboa contou ainda com a presença do Diretor do Fórum, juiz Eduardo Roberto de Oliveira Barros Filho, dos Desembargadores Leandro dos Santos e Joás de Brito Pereira Filho, do juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Marques, do prefeito do município de Jacaraú, Elias Costa Paulino Lucas, além de magistrados, promotores, políticos e demais autoridades da região do Vale do Mamanguape.

-
Juiz Eduardo Barros

Na ocasião, o juiz Eduardo Barros ressaltou que o momento é de olhar para o passado e utilizá-lo como inspiração ao dar continuidade ao trabalho realizado pelos magistrados e servidores antecessores da Comarca de Jacaraú. “Vamos honrar o passado, aprimorando o serviço público de promover a jurisdição”, disse o magistrado.

Desembargador Marcos Cavalcanti
Desembargador Marcos Cavalcanti

O Desembargador Marcos Cavalcanti destacou que aos poucos estão sendo escritas as histórias de todas as comarcas do Estado para as devidas publicações. “Essa obra resgata não só a história no ponto de vista cronológico, como também prestigia servidores, magistrados, advogados, promotores e serventuários, além de pessoas que, ao longo dos anos, militaram e foram operadores do Direito na comarca”, frisou.

O juiz Herbert Lisboa ressaltou a satisfação de colaborar com o

Juiz Herbert Lisboa
Juiz Herbert Lisboa

projeto e trazer parcela da história da Comarca de Jacaraú ao conhecimento de todos. “Contar a história de um lugar é uma forma de conectar as pessoas, de estimular os jovens à curiosidade da pesquisa sobre a historiografia local e de lembrar que todos estamos vinculados a uma raiz social e cultural de um povo, de um lugar”, disse o diretor do Fórum Cível da Capital.

Ainda de acordo com o autor, a obra lançada é um pequeno apontamento da história da Comarca de Jacaraú e que ele espera que sirva de base para estudos complementares no futuro, de modo que alguém possa dar seguimento a referências históricas, com a expansão de registros de fatos e de pessoas. “De maneira leve, tenta-se levar o leitor a um passeio rápido pela história do Brasil, da Paraíba e da Região da qual integra a Comarca de Jacaraú, ou seja, o Vale do Mamanguape”, afirmou.

-

Por fim, o juiz Herbert Lisboa afirmou que os Desembargadores Saulo Benevides, Maria das Graças e Fred Coutinho imprimem, na atual gestão, uma marca indelével de atuação humanitária e eficiente em benefício da sociedade, com a otimização dos serviços judiciais e extrajudiciais, aumentando de forma eficaz, por meio de ferramentas e medidas administrativas, a arrecadação do Fundo do Poder Judiciário e devolvendo à sociedade esses recursos em forma de Justiça célere e operativa.

O evento também contou com a presença de diretores do TJ, dos Desembargadores aposentados José Aurélio da Cruz e José Martinho Lisboa, familiares e servidores da Justiça.

Por Marcus Vinícius

 

 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611