Conteúdo Principal
Publicado em: 29/08/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

A partir desta sexta-feira, 29 de agosto, servidores do Judiciário passam a ter acesso via Internet a todos os seus dados funcionais e até a empréstimos consignados

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,


coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano


 


Conforme já antecipado por esta Coordenadoria de Comunicação Social do Poder Judiciário da Paraíba, em notícia publicada neste mesmo Portal Institucional do TJ-PB em 30 de abril do corrente ano, todos os servidores da Justiça, no Estado, poderão acessar — a partir desta sexta-feira, 29 de agosto — as suas fichas funcionais e seus dados cadastrais pela Internet.


 


Além disto, esses funcionários poderão até contratar empréstimos, on line, por intermédio do próprio Portal Institucional do TJ-PB.


 


UM NOVO SISTEMA


Trata-se de um novo sistema de Gestão de Recursos Humanos, idealizado pela Administração do desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro, através da STI (Secretaria de Tecnologia da Informação), em parceria com a SRH (Secretaria de Recursos Humanos) e a COREHU (Coordenadoria de Recursos Humanos), para facilitar o acesso dos servidores da Justiça a todas as suas informações funcionais.


 


A STI tem como secretário o Dr. Emmanuel Coriolano Ramalho. Já a SRH é dirigida pelo secretário José Antônio Coelho Cavalcanti, ao passo que a COREHU tem como coordenador o Dr. Einstein Roosevelt Leite.


 


A PARTIR DESTE DIA 29


A partir desta sexta-feira 29 de agosto, portanto, os servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba poderão acessar todas as suas informações por intermédio de um banner — o dos Recursos Humanos — constante do canal de SERVIÇOS deste mesmo Portal Institucional do TJ-PB, no endereço eletrônico ou URL www.tjpb.jus.br .


 


Este site levará o servidor interessado a um website, onde ele poderá verificar seus dados, com toda a segurança e facilidades. O acesso deste novo serviço, por parte do funcionário, é feita mediante o fornecimento do NÚMERO DE SUA MATRÍCULA e da SENHA respectiva, que está descrita nos contracheques dos meses de julho e agosto.


 


COMO ERA ANTES


Como explicam os jornalistas Gilberto Lopes, Gabriella Guedes, Marcus Vinícius Leite Gomes e Waleska Maux — todos integrantes da Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano e que, em momentos diferentes, levantaram dados sobre o novo sistema agora implementado —, anteriormente todas as informações dos servidores do Tribunal de Justiça, da Primeira e da Segunda Instância, em todo o Estado, encontravam-se na CODATA (Companhia de Processamento de Dados da Paraíba).


 


Assim, o servidor da Justiça que quisesse ter acesso a essas informações deveria se dirigir à Coordenadoria de Recursos Humanos, <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /?>em João Pessoa, mediante ofício, para conhecer detalhes de seus dados cadastrais, resultado de tramitações de atos (férias, licenças, tempo de serviço, tempos averbados, movimentações), contracheques e autorização para liberação de empréstimos consignados, entre outros itens.


 


CONTRACHEQUE ONLINE


Mas, agora, todos os funcionários do Poder Judiciário terão acesso a essas informações PELA INTERNET. É o caso, por exemplo, do CONTRACHEQUE ONLINE, que, a longo prazo, substituirá a atual versão em papel.


 


Será também possível ao servidor do Judiciário imprimir contracheques retroativos, a partir do mês de janeiro de 2008.


 


E, a partir do próximo ano, as declarações de rendimentos dos funcionários da Justiça, referentes ao exercício de 2008, também estará disponíveis neste mesmo sistema.


 


ANALISTAS DE SISTEMAS


Já se disse que todo este novo sistema é o resultado de frutífera parceria entre a STI (Secretaria de Tecnologia da Informação), a SRH (Secretaria de Recursos Humanos) e a COREHU (Coordenadoria de Recursos Humanos), todos órgãos integrantes da estrutura administrativa do TJ-PB.


 


Falta acrescentar que o sistema foi criado pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas da STI, graças aos esforços dos analistas de sistemas Paulo César e Júlio Medeiros, sob a coordenação do também analista de sistemas Marconi Edson Cavalcante, com a devida consultoria do coordenador de Recursos Humanos, Dr. Einstein Roosevelt Leite.


 


Todos estes técnicos asseguram que o acesso aos dados, por parte dos servidores do Judiciário, é feito com total segurança, mesmo porque o sistema é auditado — ou seja, o dia, a hora, a máquina e o autor são identificados e registrados no banco de dados da STI, para futuro rastreamento.


 


TJCONSIG & EMPRÉSTIMOS


Também como resultado de todas estas inovações, foi elaborado e criado o TJCONSIG. Trata-se de um sistema que disponibilizará os dados (taxas e juros) de empréstimos consignados pelos bancos conveniados com o Tribunal de Justiça, possibilitando que o servidor do Judiciário obtenha seu empréstimo em tempo real.


 


As informações sobre o valor do empréstimo e sobre o número de parcelas são automaticamente enviadas à Coordenadoria de Recursos Humanos do TJ-PB, para serem lançadas na folha de pagamento do mês seguinte, onde a parcela já será descontada.


 


Mas, por uma questão de segurança, não serão permitidas, neste sistema, as alterações cadastrais, como mudança de endereço. Elas devem ser enviadas à Coordenadoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça por intermédio de correspondência com documento comprobatório.


 


DEPOIS DE 12 ANOS


Após 12 anos de utilização, o sistema de Recursos Humanos da CODATA foi desativado em maio, no âmbito do Poder Judiciário, pela Administração do desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro. E isto foi concretizado como uma forma de melhor atender às necessidades dos servidores do Tribunal de Justiça, com a adoção de novos recursos, capazes de suprir a ausência de funcionalidades.


 


Desta maneira é que se viu modernizado todo o sistema de informações no âmbito dos Recursos Humanos, graças à estreita colaboração dos órgãos citados. E os servidores do Judiciário passam, a partir de agora, a acompanhar toda a sua situação funcional via Internet, mais especificamente mediante o acesso online ao Portal Institucional (antes conhecido como Portal Eletrônico) do TJ-PB.


 


VALORIZANDO O SERVIDOR


Uma das alterações mais significativas foi a desvinculação, concretizada pela STI/TJ-PB, do banco de dados com o cadastro de pessoal do Poder Judiciário estadual, que, desde a década de 1990, era abrigado na CODATA, a empresa de processamento de dados do Governo do Estado.


 


E não se deve esquecer que tais iniciativas fazem parte das ações do desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro voltadas para a valorização dos servidores, ao tempo que proporciona mais um avanço tecnológico no controle do quadro de pessoal do Judiciário paraibano.


 


— É, acima de tudo, um grande benefício para os funcionários do Tribunal, mesmo porque o servidor passa a ter seu próprio controle seus passos no trabalho — conforme ressaltara já em fins de abril deste ano o secretário de Recursos Humanos, Dr. José Antônio Coelho Cavalcanti.


 


MIGRANDO OS DADOS


Com o novo sistema, criado pelas equipes da STI, da SRH e da COREHU, todas essas informações migraram para um computador central (servidor) no próprio TJ-PB, que, a partir de agora, passa a ter autogestão de seus recursos humanos.


 


Deve-se insistir noutra vantagem do programa: o funcionário poderá ter acesso às informações de sua vida laboral até mesmo a partir de sua residência ou em qualquer outro lugar onde exista um computador interligado à Internet. Para isso, bastará acessar a página eletrônica do TJ-PB, no URL www.tjpb.jus.br, clicar em link específico e colocar matrícula e senha fornecidas via contracheques, como acima explicado.


 


AINDA A SEGURANÇA


E, como garantira também em abril próximo passado o analista de sistemas Marconi Edson Cavalcanti, coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da STI, “como as informações são criptografadas, tudo é muito seguro”. Por exemplo, a inserção de documentos no banco de dados é realizada, no dia-a-dia, quando necessário, pelos funcionários da Secretaria de Recursos Humanos.


 


O acesso pela Internet será liberado, aos demais servidores, apenas para consulta. Nenhuma pessoa que não tenha autorização poderá alterar o cadastro. “Se algum servidor constatar divergência de informações em sua ficha, deverá entrar em contato com o Departamento de Pessoal”, alerta, por seu turno, o secretário José Antônio Coelho Cavalcanti, dos Recursos Humanos.


 


UM TRABALHO INTEGRADO


Anteriormente (no dia 29 de abril próximo passado), os servidores da Secretaria de Recursos Humanos que irão atuar na manutenção e atualização do cadastro de pessoal participaram de curso ministrado pela equipe da STI, que tem à frente o secretário Emmanuel Coriolano Ramalho. O evento correu no 6º. andar do Fórum Criminal “Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo”, da Comarca de João Pessoa.


 


— A implantação deste novo serviço só foi possível graças à política administrativa adotada pelo desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro, que dotou as Secretarias de Tecnologia da Informação e de Recursos Humanos de todas as condições estruturais para executarem um trabalho integrado — resumia então o titular da SRH, Dr. José Antônio Cavalcanti.


 


EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS


Ainda em abril passado, outra inovação tecnológica agora também oferecida aos servidores (o TJCONSIG, para a contratação de empréstimos consignados, via Internet, através do Portal Institucional Eletrônico do TJ-PB) era destacada como “um processo prático e um sistema seguro” pelo coordenador de Recursos Humanos, o Dr. Einstein Roosevelt Leite, adiantando:


 


— Quando necessário, o servidor poderá fazer seu empréstimo, em casa, sem a intervenção do Tribunal. O sistema foi desenvolvido a partir de elementos fornecidos pela rede bancária e permitirá ao funcionário conhecer sua margem salarial para empréstimo; fazer simulações dos cálculos; e até decidir pelo juros mais baixos ou mesmo escolher a melhor das condições oferecidas, dentre mais de 15 bancos.


 


CREDENCIANDO BANCOS


O TJ-PB credenciou sete bancos (e estuda a aprovação de mais seis, sete ou oito dessas instituições bancárias) para o oferecimento aos servidores do crédito consignado (empréstimo), conforme estabelece a Resolução nº. 21/2007.


 


E o coordenador Einstein Roosevelt Leite explica ainda: “Após verificar sua margem, simular e decidir o número de parcelas com as quais pode arcar, o servidor vai ao banco escolhido e formula o pedido de empréstimo. E, se for o caso, o sistema impede que o funcionário contraia empréstimo acima de sua margem de desconto, que é de 30% do salário percebido”.


 


Em tempo: se o funcionário simular o empréstimo em determinado banco e não comparecer à agência no especificado prazo de 48 horas, o próprio sistema TJCONSIG se encarregará de anular a transação.


GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611