Conteúdo Principal
Publicado em: 18/04/2022 - 12h04 Atualizado em: 18/04/2022 - 20h54 Tags: GEVID, Abril Marrom, Gevid, Tratamento, Glaucoma, Cegueira 

‘Abril Marrom’: Gevid alerta sobre prevenção e tratamento do glaucoma e cegueira 

Considerada uma das doenças mais graves que atacam à visão, o glaucoma pode levar à cegueira irreversível, devido ao aumento agudo ou crônico da pressão intraocular. Contudo, o glaucoma pode ser controlado com uso de colírios, aplicação de laser e outros tratamentos. Os organizadores da Campanha Nacional “Abril Marrom” preocupados com o crescente número de brasileiros que adquirem a doença, querem chamar atenção para o problema, com a conscientização da população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do glaucoma e da cegueira.

“A iniciativa é de extrema importância, já que a maioria dos casos de cegueira é tratável, quando precocemente diagnosticada. A catarata, o glaucoma, retinopatia diabética, erros refrativos são causas comuns. Algumas patologias da visão, por serem doenças silenciosas, quando detectadas cedo previnem a cegueira”, comentou a gerente da Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba, Valéria Beltrão. 

A pesquisa “Um Olhar para o Glaucoma no Brasil”, do Instituto Ibope Inteligência, estima que de 2 a 3% da população, acima de 40 anos, sofrem desse mal e quatro, em cada dez brasileiros, não sabem o que é a doença. Ainda de acordo com o levantamento, pelo menos 60% dos entrevistados da classe “C” nunca tiveram a pressão do olho aferida, desconhecem o que é isso ou não sabem se o oftalmologista fez esse exame. Os especialistas calculam que o número de pessoas com glaucoma, em todo o mundo, será de 111,8 milhões em 2040. 

Valéria Beltrão também informou o cronograma de atividades da Gevid-TJPB, para este mês que está em curso. Dentre as ações estão as iniciativas do Programa Viver Melhor, desenvolvido em parceria com a Unimed. O programa disponibiliza grupos de oficina de educação em saúde, no formato online, com aulas por videoconferência. As inscrições devem ser realizadas até 48h antes do início de cada oficina, por meio dos links: https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor/grupos-educacaosaude e https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor/agenda.

Ao se inscrever, o usuário precisa ter acesso à internet, uma vez que as aulas serão transmitidas em tempo real, além de disponibilizar seu e-mail e WhatsApp, pois será criado um grupo onde os clientes receberão o manual para baixar a plataforma de videoconferência e os links de acesso aos encontros. “Nesta ação conjunta convergem objetivos ligados à promoção da saúde e prevenção de patologias crônicas. Por meio do espaço Viver Melhor, oficinas e orientações específicas são oferecidas para grupos de pessoas com Diabetes, gestantes, dentre outros”, acrescentou a gerente da Gevid-TJPB.


Por Fernando Patriota


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611