Aemp promove 22 cursos profissionalizantes em menos de dois anos em parceria com o TJPB
Um total de 22 cursos profissionalizantes já foi realizado pela Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), desde setembro de 2017. A ação foi viabilizada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Aemp, o Tribunal de Justiça da Paraíba, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de João Pessoa, a Federação do Comércio de Bens e de Serviços da Paraíba (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Federação das Indústrias do Estado (Fiep), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Com a parceria, foi formalizado o Projeto ‘Ensinando a Pescar’.
As formações buscam oferecer oportunidades aos jovens infratores de se especializarem em uma profissão. A Aemp cedeu toda a infraestrutura do Centro Profissionalizante Nossa Senhora de Fátima (construído pela Associação durante a gestão de Socorro Fontes), que foi revitalizado pela atual gestão da Associação e será reinaugurado nesta sexta-feira (21).
A presidente da Aemp, psicóloga Ana Lúcia Alencar Pereira, informou que o Centro Profissionalizante ganhou divisórias, um banheiro, cozinha, pinturas na parte interna e externa, lavagem da caixa d’água, lavagem e dedetização de esgotos, troca de registro de água, troca de roldanas das portas e janelas, troca de fechaduras das portas das salas e da porta principal do prédio, grades, paisagismo e um terraço atrás do prédio, placa com a logo da Associação, lavagem da fachada, substituição das lâmpadas, tomadas elétricas, um balcão na recepção e consertos no gesso.
“Esse é um projeto social de grande importância do qual o Tribunal é parceiro da Aemp e outras instituições, com o objetivo primordial de oferecer recuperação e oportunidade aos adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. É conhecimento técnico para que eles possam desenvolver uma profissão no futuro”, disse o presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, no ato da assinatura.
De acordo com a presidente da Associação, o Projeto representa a realização de um sonho. “Estes adolescentes estão tendo acesso a um conhecimento profissional e a oportunidades dentro da nossa sociedade, para que possam ter uma vida digna. Estas parcerias são muito importantes, pois sem elas, este projeto não poderia ser desenvolvido. Todos os nossos cursos têm certificado de peso”, analisou.
Cursos - Já foram realizados cursos de pintor de obras (2 turmas); instalação hidrosanitário (2 turmas); corte, cabelo e hidratação (2 turmas); chocolates e doces finos (2 turmas); e almoxarife de obras (3 turmas); preparação de bolos e tortas, técnica de esmaltação, confecção de bijuterias, cozinha básica, design de sobrancelhas, técnicas para lancheiro, técnicas de maquiagem, comida de boteco, unhas artísticas e corte masculino.
Ana Lúcia afirmou que 408 alunos participaram das formações, sendo 75 adolescentes. A previsão é de sejam oferecidos mais seis cursos até o término de sua gestão.
“O mais gratificante é saber que podemos qualificar os jovens para uma profissão, nesse período que cumprem as medidas socioeducativas. Em vez de fazerem serviço comunitário, os jovens podem optar por cumprir a medida socioeducativa estudando no Centro. Lá, eles recebem lanche toda tarde, com um cardápio diferente a cada dia, feito por nutricionista. Depois, vão ter o certificado do Senac/Senai, que é um diploma de peso”, ressaltou a presidente da Aemp, destacando, também, que são garantidas as passagens para que os jovens possam se deslocar até o Centro Profissionalizante.
Para o presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, é importante apoiar o Projeto ‘Ensinando a Pescar’, porque essa é uma forma de ressocializar os jovens e oportunizar uma perspectiva de que, futuramente, eles tenham uma profissão e mudem de vida.
Aemp - Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba tem como principal objetivo ajudar entidades carentes nas áreas da saúde, social, educacional, atuando, diretamente por meio de suas associadas. Já promoveu diversas ações em abrigos, creches (entre elas Maria da Luz e Tia Nerita), hospitais, além de campanhas de doações de sangue, casamentos comunitários e distribuição de cestas básicas e agasalhos a famílias carentes.




