Conteúdo Principal
Publicado em: 15/04/2013 - 14h30 Atualizado em: 15/04/2013 - 20h28

Agenda cultural do TJPB será aberta nesta quarta-feira com o lançamento da Revista do Foro

A agenda cultural do Poder Judiciário da Paraíba será aberta nesta quarta-feira (17), com o lançamento da tradicional Revista do Foro, às 17 horas, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça. A programação cultural 2013 terá seguimento com lançamento de livros e com a realização de uma homenagem especial à juíza Helena Alves – primeira magistrada do Estado –, eventos programados para acontecer ainda neste primeiro semestre.

O calendário de eventos culturais relativo ao primeiro semestre continua no dia 15 de maio, com o lançamento da 7ª edição do livro 'A História do Tribunal de Justiça da Paraíba'. O livro, de autoria de Deusdedit Leitão, foi atualizado pelo jornalista e escritor Evandro da Nóbrega.

A atividade cultural do Judiciário segue no mês de junho com as festividades alusivas ao centenário de nascimento do desembargador Hermes Pessoa; um tributo ao magistrado em reconhecimento ao relevante serviço prestado à Justiça paraibana. A homenagem ao desembargador Hermes Pessoa está marcada para ocorrer no dia 12 de junho, às 17 h, no Salão Nobre do Tribunal.

A agenda Cultural foi apresentada no dia 25 de março pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado. Na ocasião, o magistrado falou da expectativa do lançamento da Revista do Foro, evento que vai abrir o calendário cultural do TJPB. “A revista é uma publicação semestral, que circula há cento e seis anos. Ela representa a manifestação do pensamento jurídico do Tribunal de Justiça”, revelou.

Helena Alves – A homenagem à juíza Helena Alves, primeira mulher a ingressar na magistratura paraibana, ainda não foi agendada devido a acertos formais entre o Tribunal de Justiça e a família da homenageada, no que tange a data e horário do evento. Mas o fato é que o tributo à Juíza ocorrerá ainda no primeiro semestre deste ano.

Helena Alves de Souza, que completou recentemente 90 anos de idade, ingressou no Judiciário da Paraíba em 1957, mas foi cassada pelo Regime Militar dez anos depois de tomar posse no cargo de Juíza. Após a anistia, ela decidiu se aposentar.

No último dia 20, a Primeira Seção Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade, voto de aplauso à juíza Helena Alves. A iniciativa foi do desembargador Marcos Cavalcanti, presidente do colegiado. “ Helena Alves quebrou um paradigma ao adentrar numa área que era composta apenas por homens”, ressaltou o desembargador.

Gecom – Valter Nogueira

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611