Conteúdo Principal
Publicado em: 10/07/2013 - 13h25 Atualizado em: 10/07/2013 - 22h55

Agenda Cultural do TJPB volta à cena nesta quarta-feira com lançamento do livro “Olhar com Justiça”

A Agenda Cultura do Tribunal de Justiça da Paraíba volta à cena na tarde desta quarta-feira (10), com o lançamento do livro “Olhar com Justiça”, de autoria do desembargador aposentado Leôncio Teixeira Câmara. A obra será lançada às 17 h, na nova Sala de Sessões do Pleno, denominada desembargador Manoel da Fonseca Xavier Andrade, no prédio anexo do TJPB.

A obra é literária, mas a intenção vai além do trabalhar com a linguagem quando o objetivo é ajudar o próximo. Esta é a meta do primeiro projeto literário produzido pelo desembargador Leôncio Teixeira Câmara, cuja renda obtida com a venda dos exemplares será destinada à Instituição de Crianças com Câncer “Donos do Amanhã”.

O trabalho de Leôncio Câmara tem a apresentação do historiador e professor Humberto Fonseca de Lucena; e o posfácio do desembargador Marcos Cavalcanti, presidente da Comissão Especial de Cultura e Memória do Poder Judiciário estadual.

Caberá a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, a missão de apresentar a obra ao público, durante a solenidade de lançamento do livro.

Ao folhear o livro, o leitor vai deparar-se com discursos, saudações, crônicas e registros, tudo confeccionado com o esmero e o talento de um homem público que marcou história na magistratura paraibana.

A obra é uma seleção de crônicas, artigos, discursos, cartas e depoimentos escritos ao longo dos últimos anos, alguns deles já publicados, mas dispersos em jornais e revistas, e outros inéditos, adormecidos nas gavetas, ao lado de papéis, como bem descreve o historiador Humberto Fonseca, ao prefaciar o livro.

Ao se ater à leitura, a pessoa vai perceber que há, no livro de Leôncio Câmara, imagens, impressões. Enfim, retratos da vida que o autor encontrou recesso discreto das gavetas, com o intuito de reviver emoções, de levar à consciência do público leitor fragmentos de sua vida, descritos através do mais puro sentimento de sinceridade interior.

Com a obra, o autor imortaliza seu pensamento, concretizando-o através da palavra escrita, impressa em um trabalho singular. Isto é, seus textos, deixam a companhia de velhos papéis esquecidos para, merecidamente, ocupar as páginas eternas de um livro.

Vale Ressaltar que “Olhar com Justiça” – Editora ideia, 414 páginas, João Pessoa – foi produzido com recursos próprios. O autor, que dedicou grande parte de sua vida à Vara da Infância e da Juventude, na Capita, decidiu investir na alma e no coração, como forma de colher apoio em prol de uma causa nobre, qual seja reverter a renda a uma instituição voltada ao ampara e ao cuidado de crianças com Câncer. O exemplar será vendido ao preço de R$ 50,00 (cinquenta reais).

História - Leôncio Teixeira Câmara ingressou na magistratura no ano de 1974 e, depois de passar por várias comarcar, deixou o Tribunal de Justiça, já na condição de desembargador, no dia 17 de setembro de 2011, por aposentadoria voluntária.

Ao despedir-se do Tribunal, presidiu os trabalhos do Pleno, na condição de vice-presidente do TJPB, no dia 14 de setembro. No dia 15, como presidente da Câmara Criminal, presidiu a sua última sessão. Na ocasião, assim se expressou: “Sob as bençãos de Deus, declaro encerradas as minhas atividades judicantes. Ontem, no Pleno; hoje nesta Câmara, encerrando a sessão”.

Gecom - Valter Nogueira

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711