Alunos da Facisa de Campina Grande participaram do projeto 'Conhecendo o Judiciário'
Na ocasião, os cerca de 20 estudantes do 6º período do curso e coordenadores acadêmicos ouviram as explanações do desembargador Leandro do Santos, coordenador do projeto. O magistrado fez um breve relato da história do Poder Judiciário, suas atribuições enquanto instituição julgadora. Ao deixar a sala, foi dada uma parada para ver a galeria de desembargadores que dirigiram o Poder Judiciário paraibano.
Leandro dos Santos falou para uma plateia formado por futuros advogados (a maioria jovens entre 18 e 21 anos) sobre as novas formas de diminuir a morosidade da Justiça e enfrentar o grande volume de processos que aportam no Poder Judiciário.
E foi para essa plateia seleta que o coordenador do 'Conhecendo o Judiciário' fez um alerta para a questão da “litigiosidade”, preparando-os para batalhas judiciais advindas e que só recentemente teve novo aliado, com as práticas recentes de solução de litígios por meio da conciliação, mediação e arbitragem.
Os estudantes conheceram a exposição “Negra Gertrudes Maria”, no Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, no hall de entrada do Palácio da Justiça, que trata da história da primeira escrava paraibana a conquistar sua alforria e que lutou 14 anos para não ser vendida ilegalmente em hasta pública, por seu ex-proprietário. Ela enfrentou os poderosos da época, inclusive a Igreja.
Gecom – Clélia Toscano




