Conteúdo Principal
Publicado em: 03/10/2013 - 22h56 Atualizado em: 04/10/2013 - 12h11

Alunos da Facisa de Campina Grande participaram do projeto 'Conhecendo o Judiciário'

Mais uma vez o projeto 'Conhecendo o Judiciário' acolheu nas dependências do Tribunal de Justiça da Paraíba estudantes de Direito. Na tarde desta quinta-feira(03), foi a vez dos alunos da Faculdade de Ciências Sociais (Facisa), de Campina Grande, se integrarem ao projeto, participando de uma palestra proferida pelo desembargador Leandro dos Santos, na sala de sessões do Tribunal Pleno.

Na ocasião, os cerca de 20 estudantes do 6º período do curso e coordenadores acadêmicos ouviram as explanações do desembargador Leandro do Santos, coordenador do projeto. O magistrado fez um breve relato da história do Poder Judiciário, suas atribuições enquanto instituição julgadora. Ao deixar a sala, foi dada uma parada para ver a galeria de desembargadores que dirigiram o Poder Judiciário paraibano.

Leandro dos Santos falou para uma plateia formado por futuros advogados (a maioria jovens entre 18 e 21 anos) sobre as novas formas de diminuir a morosidade da Justiça e enfrentar o grande volume de processos que aportam no Poder Judiciário.

E foi para essa plateia seleta que o coordenador do 'Conhecendo o Judiciário' fez um alerta para a questão da “litigiosidade”, preparando-os para batalhas judiciais advindas e que só recentemente teve novo aliado, com as práticas recentes de solução de litígios por meio da conciliação, mediação e arbitragem.

Os estudantes conheceram a exposição “Negra Gertrudes Maria”, no Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, no hall de entrada do Palácio da Justiça, que trata da história da primeira escrava paraibana a conquistar sua alforria e que lutou 14 anos para não ser vendida ilegalmente em hasta pública, por seu ex-proprietário. Ela enfrentou os poderosos da época, inclusive a Igreja.

Gecom – Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711