Conteúdo Principal
Publicado em: 07/11/2013 - 21h51

Alunos de Direito da UFPB participam do projeto “Conhecendo o Judiciário” do Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça da Paraíba abre mais uma vez suas portas para aproximar a sociedade do Poder Judiciário paraibano. Nesta quinta-feira(07), foi a vez dos estudantes do 5º ao 7º período do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba participarem do projeto “Conhecendo o Judiciário”, que tem como objetivo mostrar aos estudantes e a sociedade em geral o funcionamento do poder.

Os estudantes estiveram primeiro na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, onde o idealizador do projeto, o desembargador Leandro dos Santos, os reuniu como se estivessem participando de uma sessão do Pleno, nominando cada local, ao desembargador componente daquela corte. Em uma conversa informal, o magistrado explicou todo o funcionamento do Pleno, sua composição e as decisões proferidas durante as sessões.

O desembargador Leandro dos Santos fez um relato de sua experiência na magistratura, desde quando assumiu a função de juiz, para mostrar a árdua missão de um julgador. “Aqui vocês vão ter a oportunidade de experimentar, na prática, o que vão vivenciar no futuro em sua profissão como advogado,” ressaltou o desembargador.

Um estudante quis saber do palestrante sobre os principais desafios do judiciário paraibano, ao que o magistrado respondeu: “é cumprir o seu papel , ou seja, se tornar ponto de equilíbrio entre os demais poderes e, também, buscar a celeridade processual que é algo alheio a nossa vontade”.

Após a palestra seguida de um breve debate, o desembargador encaminhou os estudantes ao 1º Andar do Anexo Administrativo “Desembargador Archimedes Souto Maior”, onde se realizam sessões das câmaras cíveis e criminais. Em seguida, o grupo conheceu um pouco da história do presidente Epitácio Pessoa, em visita ao Museu e Cripta de Epitácio Pessoa. No local, tiveram a oportunidade de conhecer a história da escrava “Negra Gertrudes”, tema da exposição no local.

O estudante David Targino, do 7º período do curso de Direito e coordenador de Eventos do Diretório Acadêmico professor Tarcísio Burity (DATAB), ao falar da importância do projeto 'Conhecendo o judiciário, disse que a abertura do Tribunal de Justiça é de muita utilidade para o estudante de Direito por que vai contribuir massivamente para a construção do arcabouço jurídico do alunado.

“Essa iniciativa só vem a contribuir para que a nossa experiencia não se limite apenas ao Centro de Ciências Jurídicas mas, também, a atividades externas, de forma que a nossa formação acadêmica seja refletida na prática. As experiências trazidas pelo desembargador Leandro, através desse projeto, com certeza contribuiu muito pata todos nós que participamos desse projeto”, assegurou.

Já o estudante João Luiz Sobral de Medeiros, do 5º período do Curso de Direito, enfatizou que o projeto deu a ele a oportunidade de participar de uma experiencia única. ''Quando entramos no Curso de Direito, temos a impressão de que o acesso ao judiciário é algo intangível”,

“No momento em que o Tribunal abre suas portas para permitir que alunos venham conhecer suas dependências, o seu funcionamento e como se dá a entrada na magistratura, nos dá a oportunidade de se identificar com o curso para que o aluno possa trilhar seu caminho e sua carreira”, ressaltou o estudante João Luiz.

Por Clélia Toscano

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711